Monday, April 22, 2013

Pedras que rolam - pedras erráticas

Já foram pedras de uma encosta de montanha ou de um leito de pedra, possivelmente soltas e carregadas pelo gelo do seu local de origem por ciclos de congelamento. Quando o gelo derreteu, a pedra ficou no solo. 
A importância destas pedras: Transportada por geleiras, são um indicador do caminho provável do movimento geleira pré-histórico. os pedregulhos caídos icebergs derretidos no oceano pode ser usado para acompanhar os movimentos das geleiras nas regiões da Antártida e do Ártico.
Está errática encontra-se no lugar em que foi depositada por uma geleira; a cidadezinha de Glen Rock, em New Jersey, cresceu ao redor dela, e a avenida Doremus se divide quando a encontra. Se você pegar a direita na placa de pare, vai para Rock Road, que leva ao centro da cidade. A pedra de Glen Rock tem vários nomes: Rock, Great Rock e Big Rock, entre outros.
Pedregulhos se encarapitam de maneira aleatória no pico Olmsted, no parque nacional de Yosemite (EUA). Uma geleira esculpiu o leito de pedra de 92 milhões de anos aqui e deixou os pedregulhos, arrancados de uma montanha próxima, quando recuou. As pedras, junto com sulcos no leito de pedra, mostram o caminho da geleira.
Pedregulhos arrancados de uma montanha próxima repousam na extensão polida do pico Olmsted, de 2.560 metros de elevação, no parque de Yosemite (EUA). A geleira que os carregou correu para o cânion Tenaya
Como se tivesse caído do céu, esta errática de 40 toneladas encontra-se na reserva indígena Colville, no estado de Washington. Pedregulhos assim às vezes são chamados de pedras de esfregação, porque os bisões costumavam usá-las para se coçar.
A pedra Yeager (à direita), na região centro-norte do estado de Washington, ajudou os geólogos a mapear até que ponto a sul a folha de gelo se estendeu.
Um iceberg que se derrete, que se desprendeu da ponta da geleira Mendenhall, no Alasca, carrega uma pedra só um pouquinho mais adiante. Esta pedra rolou para a geleira lá na montanha e desceu para o lago Mendenhall.

Fonte: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...