Friday, April 5, 2013

Parque Ecológico Mangal das Garças - Belém - Pará - Brasil

O Parque Ecológico Mangal das Garças, maior parque amazônico da América do Sul. Debruçado sobre o Rio Guamá, o parque oferece ao visitante um pedaço da floresta amazônica dentro do centro histórico da cidade de Belém do Pará. São 40 mil metros quadrados de área que oferece ao visitante um contato direto com o ecossistema da floresta. 
 O parque cumpre um importante papel na preservação ambiental, sobretudo por incentivar a reprodução em cativeiro de guarás, colhereiros, beija-flores e cisnes negros, e também por abrigar animais resgatados de cativeiros clandestinos apreendidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 O Viveiro dos Pássaros conta com cerca de 150 animais, de 35 espécies, com destaque para o beija-flor negro, a primeira reprodução em cativeiro na América Latina. Já o borboletário José Márcio Ayres reúne cerca de mil borboletas.
 O local reproduz num espaço naturalístico as diferentes macro-regiões da flora paraense: as matas de terra firme, as matas de várzea e os campos. Uma política síntese do ambiente amazônico no coração urbano e um exemplo de como se relacionar conscientemente com a natureza.  O parque harmoniza aspectos de prazer e comodidade. 
 Os caminhos sinuosos, os canteiros coloridos, as áreas de estar e os equipamentos de lazer e serviços. Os lagos artificiais do complexo receberam aves pernaltas, marrecos e quelônios criteriosamente selecionados. Recantos com caramanchões em madeira criam oásis de sombra perfeitos para o descanso.
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...