Friday, April 5, 2013

Mergulhadores brincam com baleias gigantes no Caribe

Em visita a Dominica, no Caribe, o veterinário norte-americano Peter G. Allison, especializado em cuidar de animais subaquáticos, conseguiu belas imagens das baleias cachalote. As baleias cachalote estão entre os maiores predadores da espécie de todos os tempos, e sua aparência é frequentemente representante das baleias de modo geral. 
Que o digam os livros e desenhos animados. As belas imagens mostram as baleias cachalote em raro momento de descontração próximas à superfície. Ali, as pessoas podem nadar e tentar interagir com as baleias. Nem sempre as baleias estão de bom humor, mas quando isso acontece, quem dá sorte de ver sai de lá maravilhado. 
Ainda bem que, na ocasião da visita recente de Allison, elas estavam de bom humor. Quando as baleias estão alegres, elas interagem com os turistas e visitantes chegando bem perto e nadando em círculos sem parar. Para mostrar simpatia, tentam encostar o corpo nas pessoas, enquanto nadam.
A aproximação, para quem não está acostumado, até assusta. Imagine um bicho enorme desses nadando em círculos em sua direção! Mas, depois, percebe-se que elas só querem brincar. Embora existam cerca de 150 cachalotes ao longo da costa da Dominica, elas são difíceis de se encontrar.
 As baleias cachalote só se aproximam quando o mar está tranquilo e o ambiente não oferece muito barulho, como o dos motores dos barcos. Para não afastar as baleias, os mergulhadores usam apenas snorkels, pois o ruído dos tanques de oxigênio pode deixá-las desconfiadas e irritadas. Para conseguir captar as imagens desta galeria, Allison passou uma semana inteira à busca das baleias.
 
 

Fonte: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...