Wednesday, April 10, 2013

Mantis shrimp - A lagosta-boxeadora

Tem uma aparência incrível. Com tantas cores e cheio de estruturas interessantes. O “mantis shrimp”, conhecido por vários nomes, como lagosta-boxeadora, tamarutaca e esquila, realmente é fantástico. Contam com olhos que possuem três pontos focais cada e são capazes de enxergar do espectro ultravioleta ao infravermelho. 
Nossos olhos possuem três tipos desses receptores que respondem à luz azul, verde e vermelha, que nos permitem perceber o espectro de cores que vemos. Elas contam com 16! Assim, o arco-íris que elas enxergam deve ser uma verdadeira explosão termonuclear de cores, luz e beleza. 
Costumam ser encontradas próximo à costa de mares tropicais e subtropicais e são predadoras letais que se alimentam de caranguejos, camarões, moluscos e peixes. Apesar de não serem muito grandes (entre 15 e 30 centímetros) as tamarutacas são um verdadeiro pesadelo dos oceanos, sendo consideradas como um dos animais mais violentos do planeta. 
Possuem duas patas superpoderosas na parte dianteira que, quando acionadas, são capazes de proferir um golpe com a mesma aceleração de um disparo de uma arma do calibre 22 e força de impacto de 60 kg/cm3 em menos de 1/3.000 de segundo, o que significa que, se um humano pudesse acelerar os braços com 1/10 desse poder, seria possível lançar uma bola de baseball em órbita ao redor da Terra.
Essas patinhas se movem tão depressa que a água próxima a elas chega a ferver em um fenômeno chamado supercavitação, além de provocar uma onda de choque capaz de matar a presa mesmo que erre o golpe.  
  • Seus membros são tão poderosos que os cientistas estão estudando a estrutura de suas células para desenvolver novas armaduras para as tropas de combate;
  • A Força Aérea norte-americana “encomendou” uma pesquisa para o desenvolvimento de aeronaves militares mais resistentes com base no revestimento das patas golpeadoras do mantis;
  • Existem estudos baseados na visão superpoderosa das tamarutacas para melhorar os componentes ópticos como os dos leitores de CD e DVD.
 

  Fonte: megacurioso
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...