Friday, April 19, 2013

Lagoa Azul - Nobres - Mato Grosso - Brasil

Nobres é um pequeno município localizado a 140 km de Cuiabá, na região Médio Norte do Estado de MT, a 199 metros de altitude e população de 14.862 hab.  
Por ser uma região de grande concentração de calcário e dolomita foram encontradas muitas grutas e cavernas altamente ornamentadas com diversos tipos de espeleotemas como estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, pérolas, entre muitos outros.
Localizada em uma área de floresta de transição, entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, área conhecida como Província Serrana, é uma região de divisor de águas, entre a Bacia Amazônica e Platina. 
 O município está todo cortado por rios e lagoas de água extremamente cristalinas, propícias para a prática do mergulho. No município de Nobres existe condições próprias para o ecoturismo, o turismo contemplativo e a pratica de esportes radicais, como o vôo de livre.
Gruta da Lagoa Azul - Nobres, impressiona pelo exuberante lago de coloração azul habitada por espécies aquáticas exclusivas ambientadas em cavernas, como o bagre cego, pitús, cascudos, lambaris e outros. Imagens curiosas, como por exemplo, do lago delineando o mapa do Brasil.
 A área onde está localizada foi instituída Área de Preservação, o Parque Estadual da Gruta da Lagoa Azul, encontra-se fechado para visitação, sem data definida para abertura pois o plano de manejo da área ainda está sendo elaborado.  
 Única pela magnitude, formações excepcionais, águas com coloração bem azulada e abrigar espécies únicas de cavernas como o bagre cego, pitus, cascudos, lambaris. Sua estrutura é de calcário travertino (CaCO3) em forma de” dolina de colapso” e com um ressurgimento do rio subterrâneo. 
A Gruta da Lagoa Azul já foi cenário de reality shows como “No Limite” e de novelas como “Bicho do mato” e “Paraíso”.
 
 

Fonte: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...