Friday, April 19, 2013

Lagarto-de-chifres se defende esguichando sangue pelos olhos - Phrynosoma douglassi

Permanece imóvel em caso de aproximação, mas, se for segurado, tentará desconsertar seu atacante inflando seu corpo e esguichando sangue através de seus olhos a distâncias consideráveis. Dentre as 14 espécies, que habitam principalmente as áreas desérticas da América do Norte e México, apenas duas ou três podem esguichar sangue dos cantos dos olhos. 
 Essa capacidade deve- se ao fato de um aumento na pressão sanguínea em suas cabeças. Também conhecido como “lagarto espinhoso do Texas” e “sapo espinhoso”, é um animal muito bem adaptado ao ambiente em que vive. Alimentam-se apenas de insetos, sendo que cerca de 70% destes são formigas do gênero Pogonomyrmex.
 Essas formigas são conhecidas por possuírem um veneno muito forte, mas não causam nenhum perigo para o Phrynosoma cornutum, que as captura com a língua e as engole imediatamente. Seus principais predadores estão as aves, serpentes, ratos e canídeos selvagens.
  Contudo, esse pequeno lagarto (cerca de 7 cm de comprimento) é um animal muito bem adaptado para se defender de seus inimigos.  À primeira vista, já é possível perceber os vários espinhos que cobrem quase todo o seu corpo. Isso faz com que a maioria dos predadores desistam de atacá-lo logo após o primeiro contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...