Monday, April 1, 2013

Gêiser Strokkur – Islândia

Strokkur é um gêiser localizado próximo ao Rio Hvítá na parte sudoeste da Islândia a leste de Reykjavík. É um dos gêiseres mais famosos do país, que entra em erupção a cada 4 a 8 minutos e libera água que atinge em média 20 metros de altura, mas pode chegar a mais de 40 metros. 
Strokkur faz parte da área geotermal de Haukadalur, onde se encotram diversos outros fenômenos geotérmicos, como piscinas de lama, fumarolas, depósitos de algas e outros gêiseres, como o de Geysir. A primeira referência a esse gêiser data de 1789, quando um terremoto desbloqueou a saída de água e permitiu o surgimento do gêiser. 
As erupções continuaram até o começo do século XX, quando outro terremoto bloqueou novamente a passagem de água pelo canal. Em 1963, pessoas desbloquearam a passagem de água, e o gêiser continua tendo erupções até hoje. Strokkur e as áreas ao redor atraem muitos turistas para visitar as erupções de água, já que este é um dos poucos gêiseres naturais que ejetam água com frequência e regularidade. 
A água, que está a uma profundidade de 23 metros se encontra a uma temperatura de 120°C, mas não se transforma em vapor por causa da pressão existente no local. Quando a água chega a uma profundidade de 16 metros, ela entra em ebulição, provoca uma reação em cadeia fazendo que a água seja ejetada para cima com grande velocidade.

Fonte: JP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...