Thursday, April 4, 2013

Cisne Negro - Cygnus atratus

O Cisne Negro tem como origem a Austrália, é comum no oriente e ocidente do continente, se ausentando na área arida central e na parte humida do norte, também é encontrado na Tansmania. Não é uma ave migratória mas percorre grandes distancias a procura de alimentação. Foi introduzido na Nova Zelândia, onde se reproduziu de tal forma, que se transformou em uma praga. 
Foi controlada esta superpopulação e agora existe uma colônia de 60.000 aves Habita os lagos, mas pode ser encontrado em qualquer local que tenha água incluindo a costa marinha e ocasionalmente o mar aberto. 
Demonstra preferência por lagos onde pode alcançar com seu grande pescoço a vegetação aquática no fundo a uma profundidade de um metro. 

Aninham durante a temporada de chuva em colônias muitas delas com os ninhos muito próximos um do outro. Uma vez acasalados os cisnes permanecem por toda vida.
Fazem o ninho em pequenas ilhas ou ao redor dos lagos e muitas vezes sobre as plantas aquáticas, normalmente o ninho é uma acumulação de plantas aquáticas e pode alcançar grandes proporções consideráveis, dois ,metros de diâmetro por um de altura. 
A ninhada consiste de quatro a sete ovos verdes pálidos, podendo ser encontrados até dez ovos, a postura é feita a freqüência de um ovo por dia e o choco começa após a postura do ultimo ovo, tanto o macho quanto a fêmea realizam a incubação sendo que a fêmea fica a maioria do tempo e o macho sempre ao redor do ninho, atacando qualquer animal que passe por perto inclusive o homem, o nascimento acontece ao redor de 35 dias. 
Os filhotes nascem brancos e como os outros cisnes passeiam nas costas dos pais quando pequenos, começam a voar após os seis meses de idade e ficam adultos a partir de dois anos. Ambos os gêneros possuem a mesma aparência , de comprimento entre 1,2 a 1,4 metros, os machos (6,3 a 8,7 kg)são um pouco maiores que as fêmeas (5,1 kg), as asas com extensão de 1,6 a 2 metros. 
Para os mais observadores pode se notar uma diferença de comprimento de rabo entre macho e fêmea, observa-se os animais dentro da água pelo ângulo e comprimento de rabo formado entre, rabo e nível da água, o rabo do macho é maior. 
A alimentação deve ser oferecida ao lado da água do viveiro ou sobre a água, ração de postura de galinha e verdura, deve se tomar muito cuidado para não estragar a ração através da umidade.
Nome Popular: CISNE NEGRO
Nome Científico: Cygnus atratus
Categoria: Aves Ornamentais
Subcategoria: Aves Aquáticas



Fonte: FazendaVisconde


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...