Thursday, April 18, 2013

Caranguejo-dos-coqueiros - Birgus latro

É um grande crustáceo terrestre, encontrado em diversas ilhas tropicais dos oceanos Indico e Pacífico e relacionado aos ermitãos, mas diferindo destes por apresentar o abdômen flexionado e sem a proteção de uma concha de molusco.  
Alimentam-se principalmente de matéria vegetal, incluindo cocos caídos no chão. Também são conhecidos por ladrão-de-coco. Seu habitat são os mangues, atóis e áreas costeiras dos oceanos tropicais do Pacífico Sul e Índico. 
Deve seu nome ao hábito de se alimentar basicamente de frutos como os cocos, mas não despreza carniça, ovos de tartaruga, peixes e outros caranguejos menores. Usa suas fortes pinças para abrir os frutos e alcançar sua polpa doce. 
É um crustáceo muito bem adaptado à vida na terra. Pode até mesmo usar suas brânquias para respirar oxigênio do ar. O acasalamento ocorre em terra. Após a fecundação, a fêmea retorna ao mar para desovar. Ela põe milhares de ovos. 
Estes eclodem em minúsculas larvas planctônicas. Após alguns meses, algumas larvas podem se tornar jovens caranguejos, que por ter uma armadura ainda muito mole, se refugiam em conchas abandonadas de moluscos. 
Vive no mínimo dez anos. O caranguejo dos coqueiros tem sofrido danos devido à destruição de seu habitat e má influência de espécies predadoras invasoras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...