Thursday, April 18, 2013

Cão carrega balões de oxigênio para ajudar garotinha que não pode respirar sozinha

Uma menininha com dificuldade para respirar, devido a uma doença rara, está sendo mantida viva graças ao seu cachorro. O animal leva com ele um tanque de oxigênio que serve para “abastecer” a pequena Alida Knoblock. 
 A garotinha, que vive em Longaville, na Georgia (EUA), tem hiperplasia neuroendócrina da infância, doença em que os pulmões têm dificuldade para absorver oxigênio. O problema foi diagnosticado quando Alida tinha apenas oito meses de idade. 
 Como precisa de oxigênio vindo de forma artificial constantemente, a solução encontrada foi usar seu cachorro como “carregador” dos pesados balões, assim, Alida pode andar tranquilamente por aí sem ficar presa a uma cama de hospital. O Goldendoodle foi treinado especialmente para a tarefa. 
 A ideia surgir quando os pais da menina viram cães adestrados para ajudar cegos em um programa de TV. O cachorro, chamado Gibbs, está crescendo junto com Alida e eles se tornaram melhores amigos. “Ela adora o sr. Gibbs, e ele a ama também. Ela nunca reclama de sua condição, apesar de sempre tentar retirar os tubos. 
 Nós a alertamos que não é uma boa ideia e ela tem obedecido. Estamos tentando facilitar a vida de nossa filha, pois ela está começando a perceber que é diferente, no entanto, a ligação entre ela e o cão fica cada vez mais forte”, disse Debbie, mãe da menina, ao "The Sun". 
Enquanto o cachorro “socorre” sua pequena dona, os pais estão trabalhando em uma instituição que visa arrecadar fundos para ajudar na investigação da rara doença, que foi descoberta em 2005 e atinge cerca de 800 pessoas em todo mundo. 

Fonte: virgula/uol
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...