Saturday, April 13, 2013

A maior borboleta do mundo

A maior borboleta do mundo da atualidade é a Ornithoptera alexandrae e vive perigosamente em extinção nas selvas de Papua Nova Guiné. Ela recebeu este nome em 1907 pelo barão Lionel Walter Rothschild, em honra à rainha Alexandra, esposa de Eduardo VII do Reino Unido. 
O primeiro europeu a descobrir a espécie foi Albert Stewart Meek, em 1906, empregado por Walter Rothschild para coletar espécimes para a história natural de Papua Nova Guiné.
Suas asas têm uma envergadura de até 28 centímetros. As fêmeas possuem asas marrons com manchas brancas e um corpo de cor creme com uma pequena mancha vermelha em seu tórax. 

Já foram encontradas fêmeas com uma envergadura de 31 centímetros (12,2 polegadas), um comprimento de corpo de 8 centímetros (3,2 polegadas) e uma massa corporal de até 12 gramas (0,42 onças) – todas essas medições incomuns para uma borboleta.
Já os machos são menores que as fêmeas, com asas menores e de cor marrom, com manchas azul e verde iridescente, além de um abdômen com forte coloração amarela. A envergadura dos machos chega aproximadamente a 20 centímetros, porém é mais comum encontrar exemplares com envergadura de 16 centímetros. 

Veja o vídeo de uma Ornithoptera alexandrae:




Fonte do Texto: ninfador 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...