Friday, March 29, 2013

Terra - O Planeta Água


Vista do espaço, a característica mais marcante do nosso planeta é a água. Tanto na forma líquida como congelada, a água representa 75% da superfície da Terra. E ainda enche o céu com nuvens. A água está em praticamente todos os lugares da Terra, do interior da crosta terrestre ao interior de nossas células.

Este descrição detalhada da Terra é baseada em observações de satélites da NASA. "No total, a quantidade de água na Terra é de cerca de 1,39 bilhões de quilômetros cúbicos, sendo que a maior parte, cerca de 96,5%, estão localizada nos oceanos. Quanto ao resto, cerca de 1,7% está armazenada nas calotas polares, geleiras e neve permanente, e  1,7% está armazenada em lençóis freáticos, lagos, rios, córregos e no solo.

Apenas 0,001% da água da Terra existe na forma de vapor na atmosfera. Apesar de sua pequena quantidade, este vapor de água tem uma influência enorme no planeta. Em conjunto com o efeito estufa é um dos principais motores do clima da Terra, uma vez que viaja ao redor do mundo, transportando o calor com ele.
Água potável

Para as necessidades humanas, a quantidade de água doce para beber e para a agricultura é particularmente importante. A água doce existe em lagos, rios, águas subterrâneas e congelado em neve e gelo. Estimativas de águas subterrâneas são particularmente difíceis de fazer, e elas variam muito. Estima-se que as águas subterrâneas são formadas por cerca de 22 a 30% na forma líquida e os restantes 70 a 78% na forma de gelo.

Fonte: Nasa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...