Wednesday, March 20, 2013

Suco de berinjela reduz o mau colesterol e ajuda a emagrecer

Quem nunca ouviu falar em suco de berinjela, ou a água de berinjela para ajudar a emagrecer. Existem estudos sobre o auxilio da berinjela na redução das taxas do colesterol, mas nada ainda foi realmente confirmado. Para emagrecer ainda não existe nenhum tipo de estudo, mas naturalistas aconselham seu consumo, tanto para evitar pressão alta e diabetes como para saciar a fome.
SUCO DE BERINJELA reduz em 30% o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer

Berinjela faz bem ao coração. A crença popular está próxima da confirmação científica e promete transformar o legume na panacéia do momento, posto já ocupado pelo brócolis e pelo espinafre.

Um estudo experimental realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou que o suco de berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol LDL – o mais nocivo ao organismo.

Realizada em coelhos, a pesquisa demonstra que o uso do legume reduziu em quase 30% o colesterol no organismo dos animais, o que sugere benefícios também para humanos.

"O suco de berinjela pode representar um tratamento alternativo e de baixo custo para as doenças cardiovasculares, responsáveis por 25% das mortes em todo o mundo", afirma o cardiologista Paulo Afonso Ribeiro Jorge, autor do estudo publicado na última edição da revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

Ele está partindo para uma segunda etapa da pesquisa, agora com 20 pacientes. Pelos próximos três meses, voluntários vão tomar suco de berinjela todos os dias. Ao longo do experimento, testes clínicos vão medir os níveis de gordura.

Se houver de fato uma redução do colesterol, poderá se fazer o controle de doenças do coração com uma receita bem natural: um terço de berinjela com casca, batido no liquidificador com um copo de água ou suco de laranja. Tomar três vezes ao dia.

A berinjela é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C e o suco do legume age como um antioxidante. Esse efeito pode corrigir defeitos na parede das artérias provocados pelo colesterol alto.

O suco também reduz a absorção do colesterol no intestino. Inúmeros trabalhos científicos já constataram que o controle do colesterol reduz o número de infartos em até 42%.

Entre os animais, os efeitos foram bem animadores. Os resultados dos testes revelam que entre os coelhos que receberam alimentação rica em colesterol, o teor de gordura cresceu 2.183%. Os que tomaram suco de berinjela apresentaram uma redução de 19% no colesterol total.

Na contagem do colesterol LDL, o vilão do coração, os ganhos foram ainda mais expressivos. Nos animais que se empanturraram de gordura, ele subiu 4.875%, enquanto os que receberam o suco sofreram uma redução de 29% nessa substância.

Além de uma boa notícia para a saúde, o suco de berinjela também traz ganhos estéticos: como perde-se gordura pode se transformar em um ótimo ingrediente para dietas de emagrecimento.

Não pense que a berinjela é o milagre que esperava, pois ela não é um emagrecedor. Ela é bastante fibrosa sendo assim, digestiva, laxante e muito nutritiva, indicada para indigestões e prisão de ventre. A inclusão da berinjela também é indicado para problemas do fígado e do estômago.

A verdade é que a berinjela, apesar de muitos não gostarem sequer de pensar em ter no prato, pode sim ajudar bastante. É rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides, que diminuem a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose.

No mercado Fitoterapêutico já existem algumas opções concentradas da berinjela, o que pode ajudar a muitos que não gostam muito do legume.

Sucos de berinjela

Usar o suco de berinjela com frutas como limão, laranja, abacaxi, mamão e até chá verde pode sim ajudar, pois ela pode sustentar bastante, mas se não tiver uma alimentação bem balanceada não vão adiantar muito.

Seria bom tomar os sucos como lanches, ou até em jejum batidos com linhaça, o que seria melhor ainda para o funcionamento geral do organismo. Estes sucos saciam a fome e ajudam o intestino. E quando aliados a uma boa alimentação pode sim ajudar no emagrecimento. Faça seu suco com frutas à sua escolha e use adoçantes para tempera-lo. Beba 2 ou 3 vezes por dia, evitando as frutas ácidas em jejum, pois a acidez pode prejudicar pessoas propensas a problemas estomacais.

Berinjela em nosso cardápio

Esse legume é sim muito saboroso e pode ser incluído em saladas temperadas com vinagre de maçã ou limão, um pouco de gengibre e pouco sal. Assim como é uma boa opção para substituir a massa da lasanha. Seja como for tente incluir este legume, que cientificamente é considerado uma fruta.

Curiosidade

BerinGela ou BerinJela?


As duas maneiras estão corretas, sendo com G no português de Portugal e com J no Brasil.

Suco de Berinjela para Emagrecer

São cada vez mais as pessoas a optarem por emagrecer graças ao suco da beringela. Trata-se de uma dieta com origem no Brasil.

Para que este método funcione, é preciso tomar a beringela logo pela manhã, em jejum, e repetir duas vezes ao longo do dia, uma ao almoço e outra ao jantar. O suco sem açúcar deve assim ser tomado três vezes ao dia, de 30 a 40 minutos antes de cada refeição.

Como preparar o suco?

Escolha uma beringela. Não lhe retire a casca. Lave-a e pique em bocados pequeninos. Coloque-a no liquidificador com um pouco de água. Não deixe que fique muito batida. Escoe o líquido que obteve. Tome de manhã, 30 minutos antes do pequeno-almoço, em jejum. Repite aquando do almoço e do jantar.

Como funciona?

A qualidade fibrosa da beringela permitir-lhe-á deste modo ter a sensação de estar satisfeita, de já não ter fome, reduzindo assim o seu apetite para a refeição que se aproxima.

Além de excelente para a perda de peso, também é aconselhada para combater os níveis altos de colesterol no sangue.

Não se esqueça porém que não perderá peso se apenas bebe o suco de beringela. Também deve ter cuidado com o que come. Nenhuma dieta funciona sem que se tenha um mínimo de cuidado com o nosso regime alimentar.


Fonte: Elizabethprovidasaudavel


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...