Tuesday, March 12, 2013

Parque Nacional de Itatiaia - Serra da Mantiqueira - Rio de Janeiro/Minas Gerais.

Parque Nacional Itatiaia é um atrativo a parte, sendo a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas. 
 Divide-se em dois ambientes distintos: Sede do Parque (parte baixa) - tem como atrativos o Lago Azul, as Cachoeiras Poranga, Itaporani e Véu de Noiva, os Três Picos, o Complexo Maromba, com a piscina natural do Maromba, a Pedra de Fundação e o Mirante do Último Adeus. 
 Planalto (parte alta) - encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. 
 Seu acesso se dá pela via Presidente Dutra, entrando em Engenheiro Passos, e pegando a rodovia Rio de Janeiro-Caxambu, na altura da Garganta do Registro, sinalizada, tem início a estrada de chão batido e a entrada do Parque. É na parte alta que encontra-se o Pico das Agulhas Negras e o Maciço das Prateleiras. 
 Rios de águas cristalinas, cachoeiras em diferentes formações rochosas, penhascos, montanhas, flores exuberantes abrigadas num dos últimos redutos preservados de Mata Atlântica. A beleza desse cenário natural impressiona qualquer visitante.
A desmedida importância da biodiversidade do Itatiaia o torna um patrimônio cultural natural.
 
 
 
 

Fonte: Itatiaia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...