Wednesday, March 6, 2013

Pamukkale - O Castelo de Algodão

Pamukkale é uma montanha coberta por rocha branca calcária, que há milhões de anos é esculpida pelos sulcos de água que ali correm e que lhe concederam um aspecto único de rara beleza, situada próximo a Denizli, na Turquia. 
As águas termais brotam do chão à 35 graus e formam piscinas de água azul turquesa, que aliado ao brilho do travertino sob a luz do sol, fazem ali parecer um lugar encantado. Com este visual mágico, recebeu justamente o nome de Pamukkale, que em turco significa Castelo de Algodão.
A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. Foi declarado Património Mundial da UNESCO juntamente com Hierápolis em 1988.
Pamukkale está no sudoeste da Turquia, distante 650 km ao sul de Istambul e 230 km ao leste de Izmir. A maior cidade ali nas redondezas é Denizli, há 75 km, onde pode-se chegar de avião ou ônibus. É bem provável que a grande distância entre centros maiores tenha sido a responsável por preservar Pamukkale, que apesar de receber turistas há séculos, tem-se mantido praticamente intacta.
Algumas intervenções foram tomadas visando a continuidade do patrimônio, dentre elas a proibição às piscinas em cascata - que à propósito, tem o acesso super perigoso. Em substituição à estas, foram construídas piscinas - muito bem inseridas no contexto, que gozam da mesma água corrente e paisagem das demais.
Ao longo de sua história, Pamukkale sempre recebeu a visita de ilustres personagens, como Cleópatra, Júlio César e diversos outros imperadores romanos, que buscavam descanso e bem estar na principal estância termal da região.
Pamukkale é vizinha de Hierápolis, uma cidade romana linda e para conhecer ambas, existem passeios saindo de Izmir, Kusadasi e Konya. 
Não é necessário pernoitar nas cidades vizinhas, pois dá para fazer um passeio bate-e-volta (3 horas de estrada para ida e + 3 para a volta) ou então, se estiver à caminho da Capadócia, fazer um pit stop ali.
Não esqueça roupa de banho, óculos de sol, chapéu, passe muito protetor e tome bastante água!


Fonte: Viaggio-mondo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...