Wednesday, March 6, 2013

Misteriosos círculos subaquáticos do Japão

Mergulhador experiente, Yoji Ookata conseguiu sua licença de mergulho aos 21 anos. Ao mesmo tempo, saiu e comprou uma câmera adaptada para fazer fotografias subaquáticas. Ele dedicou todo o seu tempo livre – além de seu trabalho do dia a dia – para aperfeiçoar sua arte de fotografia subaquática. 
 Então, aos 39 anos, ele finalmente fez uma mudança radical na sua vida. Ele largou seu emprego em um escritório e tornou-se um fotógrafo aquático profissional. Mas mesmo para um homem que passou os últimos 50 anos submerso no mundo subaquático da vida marinha, o oceano mostrou-se ainda infinitamente misterioso.  
 Enquanto realizava um mergulho rotineiro na região semi-tropical de Amami Oshima , cerca de 80 metros abaixo do nível do mar, Ookata viu algo que nunca tinha visto: Câmeras subaquáticas mostraram que o artista era um baiacu de pequeno porte que, utilizando apenas o seu corpo, incansavelmente trabalhou dia e noite para esculpir os até então misteriosos círculos. 
 O artista, que também é iguaria muito apreciada no Japão – embora seja venenoso, caso preparado incorretamente -, decora-os também com pequenas pedras e conchas. Uma análise posterior revelou que os baiacus utilizavam estes círculos como uma estratégia para atrair as fêmeas e proteger seus alevinos das correntes oceânicas.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...