Saturday, March 9, 2013

Fotógrafo brasileiro mergulha sem proteção ao lado de tubarões-brancos

O fotógrafo Daniel Botelho tem chamado atenção no Brasil e no exterior com a divulgação de seu último trabalho subaquático. As fotos do brasileiro mostram o resultado de mergulhos sem gaiola de proteção ao lado de nada menos que seis tubarões-brancos. 
 A aventura ocorreu na Ilha de Guadalupe, localidade do México que é banhada pelas águas do Oceano Pacífico. Não foi a primeira vez que Daniel ficou cara a cara com uma das espécies mais temidas da natureza. 
 Ele já esteve ao lado de 40 tubarões, em um mergulho na África do Sul. Foi nesse país, na cidade de Gansbaai, que em 2006 ele teve seu primeiro contato com tubarões sem o uso da gaiola de proteção.
 Dali pra frente, sem levar nenhum arranhão, ele conseguiu provar com suas fotografias que a ferocidade do tubarão-branco foi estigmatizada pelo clássico filme de Steven Spielberg ("Tubarão", de 1975), e que seguindo uma série de procedimentos o mergulho ao lado dos tubarões pode ser seguro.
A dica do mergulhador é nunca dar as costas para o animal. "O que eu vejo não é perigoso, o perigo está no que eu não vejo". É dessa maneira e com apoio de outros mergulhadores que Daniel consegue acompanhar o comportamento dos tubarões. Caso sinta algum perigo, ele pode se afastar ou então recorrer à gaiola de apoio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...