Wednesday, March 13, 2013

Espécies de lesmas-do-mar - Show de cores

Tambja affinis -  É muito grande e distinta, encontrada somente no oeste do Oceano Índico e no Mar Vermelho. Muitas espécies têm cores e desenhos semelhantes no oeste do Pacífico e são frequentemente confundidas com a Tambja affinis, explica Nathalie Yonow, bióloga marinha da Universidade de Swansea, no País de Gales.

Carminodoris estrelyado -  Esta linda espécie foi originalmente descrita como sendo do oeste do Pacífico, mas nos últimos anos há muitas fotos dela no Mar Vermelho e ela também foi registrada no Oceano Índico, explica a bióloga.
 
Chromodoris geminus - Uma espécie comum que pertence ao grupo dos cromodóridos que movimentam suas membranas; a razão ainda é desconhecida. As cores são lindamente brilhantes embaixo d'água, afirma.


Diversidoris aurantionudulosa -  Há apenas uma foto desta espécie muito conhecida, então, devemos esperar para ver se foi uma introdução única ou se ela se estabeleceu no Mar Vermelho e apenas conseguiu se esconder dos fotógrafos.


Melibe viridis - Um dos nudibrânquios de aparência mais bizarra, esta espécie vive em leitos marinhos e retira crustáceos com seus tentáculos. Ela pode ser vista no meio da foto na base de Possidônia, tocando a areia.
 
Dermatobranchus gonatophorus - Me recordo de ficar maravilhada ao receber a primeira foto desta espécie, que na época era rara. Ela vive no Mar Vermelho há algum tempo, mas é originária do oeste do Pacífico.

Janolus sp. nov. - Este lindo animal, muito conhecido por toda região do oeste do Pacífico, pelos últimos 10 anos permanece sem nome. Muitos fotógrafos fazem as imagens, mas não coletam exemplares dos animais.

 
Cuthona sp. nov.  - O quão linda é esta espécie? Há somente duas fotografias dela e não há nada similar no oeste do Pacífico, então, estou supondo que ela seja endêmica e que esteve se escondendo durante todos esses anos. Ela tem apenas entre 8 e 9 milímetros, conclui Nathalie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...