Saturday, March 30, 2013

Caverna Orda - Russia

A entrada da Caverna de Orda está situada nos a leste da vila Horde Perm, na margem esquerda do rio Kungur, nas entranhas da montanha Kazakovo. A altura da montanha é de 50 metros em sua superfície há buracos grandes. 
Um dos buracos está localizado na encosta íngreme do rio, onde está a entrada para a caverna. Formada em gesso e anidrita a caverna possui uma pequena parte seca e sua grande maioria debaixo d'água. 
O comprimento da parte seca é de 300 metros enquanto a parte subaquática é de 4600 metros.  É a mais longa caverna alagada Rússia e considerada a maior caverna subaquática de gesso do mundo. 
Em 2008 foi classificada como patrimônio da humanidade pela UNESCO.  É a maior caverna de cristal de gipsita no mundo e tem uma série de lagos profundos. Estalactites de gelo, estalagmites e cristais formam a caverna no inverno.
Durante um período de seis meses, uma equipe de mergulhadores russos fez uma série de imagens que foram publicadas no livro Caverna Orda. A expedição foi liderada pelo experiente mergulhador, fotógrafo e jornalista Viktor Lyagushkin, que descreveu a caverna como 'excepcional'.
Parte da caverna está acima da água, mas sua maior parte está escondida embaixo d'água. A maior gruta tem 80 por 40 metros e 15 metros de altura. A caverna Orda foi descoberta em 1969, mas as explorações mais detalhadas começaram no início da década de 90.
 

Fonte: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...