Friday, March 29, 2013

As Fronteiras mais Inusitadas do Mundo

Espanha e Marrocos - Apesar de ser uma das menores fronteiras do mundo, talvez seja a divisão mais drástica entre dois países. Ceuta é uma cidade espanhola que não está localizada na Península Ibérica, ela está no norte do continente africano e faz fronteira com Marrocos. Os marroquinos por sua vez, reivindicam Ceuta e outros territórios de sua fronteira. O espanhóis visando proteger seu território e combater a entrada de imigrantes ilegais na União Europeia, levantaram um muro de três metros de altura, cercado com arame farpado, por toda a fronteira.
As Fronteiras mais Inusitadas do Mundo

Nepal – China - Fronteiras delimitadas por rios, montanhas, cordilheiras, enfim, delimitados pela natureza, são comuns. E a divisão entre Nepal e China é feita pela natureza. Porque então estão nessa lista? Por que não é uma divisão qualquer, a fronteira dos dois países passa simplesmente pelo maior pico do mundo, o Monte Everest. Não apenas a montanha que os separa, a divisão passa pelo pico em si, fazendo da fronteira entre China e Nepal a mais alta do mundo.

As Fronteiras mais Inusitadas do Mundo

Holanda e Bélgica - Na verdade não é toda a fronteira entre belgas e holandês que é inusitada. Apenas a parte entre os municípios de Baarle-Nassau (Holanda) e Baarle-Hertog (Bélgica) que chama atenção. São 26 peças, espécie de azulejos, no chão que delimitam onde é a Holanda e onde é a Bélgica. Na foto a cima, a esquerda está a parte holandesa e a direita a belga.
 As Fronteiras mais Inusitadas do Mundo
  

EUA - Canadá - Mais precisamente na cidade de Derby Line, que fica exatamente na fronteira entre os dois países. Essa fronteira passa no meio da cidade, corta algumas avenidas, passa entre prédios, casas e estabelecimentos comerciais. Uma pessoa pode estar na cozinha de casa, preparando sua comida nos EUA e ir para a sala de jantar, onde fará a refeição no Canadá. Pode também dormir no Canadá e quando acordar, ao levantar da cama, estar nos EUA. A cidade pertence aos dois países.
As Fronteiras mais Inusitadas do Mundo

Índia - Paquistão - Wagah é uma cidade dividida ao meio: metade indiana, metade paquistanesa. É ali que, todas as tardes, desde 1959, há uma cerimônia militar de fechamento dos portões da fronteira. Idealizada e coreografada pelas patrulhas dos dois lados em respeito à soberania mútua, ela atrai turistas de todo o mundo. "A coreografia, tentativa de demonstração de bravura e intimidação, muitas vezes foi um indicativo das relações entre os países durante as guerras pelo controle da região da Caxemira", diz o pesquisador Moises de Souza. Em 2010, ambas as partes assinaram um acordo para amenizar o tom belicoso da cerimônia e evitar provocações por parte do público.
As Fronteiras mais Inusitadas do Mundo

Fonte: balaiodegato
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...