Sunday, February 3, 2013

Peixe-voador - Exocoetus volitans (L.)

A espécie chega a medir até 25 centímetros de comprimento, de corpo alongado, dorso azul-acinzentado, flancos prateados e ventre claro, nadadeiras pélvicas muito curtas, peitorais extremamente desenvolvidas e caudal furcada com lobo inferior maior. 
Peixe-voador - Exocoetus volitans
As desenvolvidas nadadeiras peitorais lhe permitem dar pequenos voos rentes à superfície da água, para fugir de seus predadores. Acredita-se que esta incrível capacidade de "voo" é fruto de um processo evolutivo que a espécie sofreu, adaptando uma habilidade anterior da qual apenas podia deslizar sobre a superfície da água para escapar dos predadores, e que não são poucos. 
Peixe-voador - Exocoetus volitans
Seus perseguidores incluem cavala, atum, espadarte, espadim e outros peixes maiores. Para seu sustento, a alimentação dos peixes voadores consiste de uma variedade de alimentos, incluindo o plâncton. Há cerca de 40 espécies conhecidas de peixes voadores. 
Peixe-voador - Exocoetus volitans
Uma equipe do canal de televisão japonês NHK filmou um peixe-voador planando no ar, no que pode ser o voo mais longo já gravado da espécie marinha. O peixe voador habita a água salgada, é encontrado em todos os oceanos.
Peixe-voador - Exocoetus volitans

Veja o vídeo abaixo com incríveis imagens de voos do peixe-voador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...