Friday, February 22, 2013

Monumento a Lord Shiva – A maior estátua da Índia

Atração principal do Templo de Murudeshwara, outro nome pelo qual Shiva é conhecido. Shiva, é o deus da renovação, o deus das artes e das danças, o dançarino cósmico, bem como o senhor das artes marciais e o protetor dos animais.
 De acordo com as escrituras Védicas, SHIVA é o símbolo máximo da potência masculina. As lendas dizem que o rio Ganges nasce de sua cabeça. Shiva representa o mistério à espera de ser descoberto, assim como a vida. 
 Compreendê-lo é compreender a realidade que governa o cosmos: a eterna verdade absoluta. O Templo de Murudeshwara, está localizado no distrito de  Uttara Canará no estado de Karnataka, Índia, cidade de praia que fica na costa do Mar Arábico. 
  A  paisagem, nessa pequena cidade do sul da Índia é  muito aprazível. Praia, restaurantes, pousadas resorts e lindos jardins tornam o litoral de Karnataka um popular destino turístico e religioso. 
 O templo, dedicado  ao deus Shiva,  foi construído no Monte Kanduka ,é rodeado , em três lados,  pelas águas do Mar Arábico  e tem 20 andares. Dois elefantes de concreto, em tamanho natural, se erguem como  guardiões, no caminho para a entrada  do templo.
 O edifício  foi  totalmente restaurado e modernizado  com exceção do “Sanctum Sanctorum”, que ainda conserva o seu formato original, sagrado para os hindus. A entrada no “Sanctum”é proibido para todos os devotos, sendo permitida apenas para os sacerdotes.
 A  fabulosa e imponente estátua de Lord Shiva  é a grande atração no complexo do templo. É a maior  estátua de Shiva na Índia e a  segunda mais alta do mundo. A estátua tem 37 m de altura, e demorou cerca de dois anos para ser construída.
 Foi financiada pelo empresário e filantropo Senhor RN Shetty, a um custo de cerca de 50 milhões de rúpias e construída por Kashinath Shivamogga, que chefiou uma equipe de escultores.
 A origem do nome “Murudeshwara” remonta ao tempo do Ramayana . Os deuses hindus alcançando a imortalidade e invencibilidade pelo culto ao divino Lingam (outra representação do Lord Shiva) chamado Atma Lingam.
 O monumento  é projetado de tal forma que  recebe a luz do sol diretamente e, portanto, durante o dia, fica radiosamente cintilante.  Originalmente, a estátua tinha quatro braços, e era toda recoberta com tinta de ouro. No entanto, as grandes rajadas de vento no local danificaram e descolaram dois braços e as chuvas, com o tempo, lavaram a tinta de ouro da estátua.
O por do sol  na colina onde se ergue  a  estátua  é absolutamente deslumbrante. As pequenas embarcações e os pescadores voltando para suas casas, vindos de diferentes pontos do mar,  tornam a paisagem ainda mais fascinante.
 Um lugar onde a devoção e a beleza são as estrelas principais e os visitantes podem desfrutar de momentos especiais sendo testemunhas da grande obra, feita pelo homem e do esplendor da natureza, obra do Criador.
 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...