Thursday, February 21, 2013

Jalapão - Mateiros - Tocantins - Brasil

É um verdadeiro colírio natural, um oásis que muita gente desconhece, rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, tucanos, papagaios, araras-azuis você poderá encontrar nesse lindo lugar, é como se todos os lugares estivessem reunidos em apenas um, a riqueza que Jalapão proporciona é indescritível .
 No centro do País, com uma natureza praticamente intocada, um paraíso que mistura cerrado e caatinga, águas cristalinas e deserto. Entre os atrativos da região, está a Serra do Espírito Santo. No local, devido às chuvas e ventos, apreciam-se dunas finas e avermelhadas que chegam até 30 metros de altura. 

O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001 e está localizado no município de Mateiros, no estado brasileiro do Tocantins. O parque abrange uma área de quase 150 mil hectares e é considerado como o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e campo limpo com veredas. 
 Sua posição estratégica possui continuidade com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. A região é considerada como a principal atração turística do estado do Tocantins e a cidade conhecida como porta de entrada do Jalapão é Ponte Alta do Tocantins. 
 Uma característica da região é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais. É uma região árida pontilhada de oásis, com temperatura média de 30°C, cortada por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente. 
 Abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe. 
 Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 m de altura.
 
 
 

 
 

 Fonte: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...