Saturday, February 9, 2013

Espetaculares lagos de crateras

Lago Cratera Pingualuit - Trata-se de cratera criada por um impacto de meteoro. De formato quase circular, ela tem um diâmetro de 3,44 km e profundidade de 400 metros, e está localizada na Península Ungava, Qebec, Canadá. O lago tem profundidade média de 267 metros, e é um dos lagos mais profundos da América do Norte. 
lago de forma circular - água limpa e transparente de cor azul
Tem também uma das águas mais puras do mundo, acumulada da precipitação de chuva e neve. E como se não bastasse isto, é um dos lagos mais transparentes do mundo. Acredita-se que o impacto que originou a cratera aconteceu a cerca de 1,4 milhões de anos, e o povo inuit a chamava de “Olho Cristalino de Nunavik”. Pingaluit signficia “onde a terra sobe”.

Lago Pinatubo - Filipinas - Formado após a erupção do Monte Pinatubo, em 1991, ele foi enchido pelas chuvas conhecidas como monções. Com 800 metros de profundidade, é o lago mais fundo nas Filipinas.
lago de forma irregular com água verde clara cercado de rochas

Lago Quilotoa - Trata-se de uma “caldeira” cheia de água, e o vulcão mais a oeste nos Andes Equatorianos. A cratera tem cerca de 3 km de largura e o lago tem profundidade de 250 metros. A cor verde das águas é resultado dos minerais dissolvidos na mesma.
lago de forma irregular cercado de rochas e água de cor verde

Lago na boca do vulcão Taal em Luzon - lago de cratera nas Filipinas, na ilha de Luzon, a mesma que abriga o Pinatubo. A Caldera Taal foi formada por erupções que ocorreram entre 140.000 e 5.380 anos atrás. A última erupção do vulcão Taal aconteceu em 1977, mas ele continua apresentando sinais de atividade.
Lago circular - água de cor verde cercado de rochas e vegetação

Lago de cratera Okama - Monte Zaõ - Japão - Conhecido também como “Poço de Cinco Cores”, por mudar de cor dependendo do clima, ele está em uma cratera formada por uma erupção que aconteceu nos anos 1720. O lago tem 360 metros de diâmetro e 60 metros de profundidade.
Lago circular cercado de rochas - cor verde claro

Lago Klausturhólar - Kerid - Islândia - Esse lago de cratera vulcânica situado no sudoeste da Islândia, com cerca de 55 metros de profundidade, 170 metros de largura e 270 metros de comprimento e aproximadamente 3.000 anos de idade, tem cerca de metade da idade das montanhas vulcânicas que o cercam.
lago circular - água de cor verde - cercado de rochas de cor verde e vermelho escuro

Lago Tianchi - Lago Paraíso, está no cone do monte vulcânico Montanha Baekdu, na fronteira entre a China e a Coreia do Norte. Suas dimensões são de 4,85 km na direção norte-sul e 3,35 km na direção leste-oeste, e tem uma profundidade média de 213 metros. Entre o meio de outubro e o meio de junho, ele geralmente está coberto de gelo.

Cratera de Kaali - foi criada por um meteorito que atingiu a terra entre o 4 º e 8 º século A.C. A uma altitude de cerca de 50-10 km, o meteorito partiu em pedaços e caiu para na Terra em fragmentos. A maior cratera tem cerca de 110 metros de largura e 22 metros de profundidade. Num raio de 1 quilômetro da cratera principal, oito pequenas crateras foram criadas durante esse bombardeio.

Lago de cratera Lonar - Aurangabad - Índia - A cratera Lonar foi formada por um impacto de meteoro, cerca de 50.000 anos atrás. Seu diâmetro médio é de 1,8 km, mas o lago tem diâmetro de 1,2 km e profundidade média de 150 metros.

Fonte: hypescience
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...