Thursday, February 7, 2013

Castelo dos contos de fada - Alemanha

O castelo é o de Neuschwanstein, situado na cidade de Füssen, a 132 km ao sudoeste de Munique. Eleva-se a quase mil metros de altitude, entre montanhas alpinas, numa paisagem deslumbrante. Foi construído por Luís II da Baviera no século XIX, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. 
A arquitetura do castelo possui um estilo fantástico. Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de ser considerado o "cartão postal" daquele país.
 O complexo do castelo estende-se por 6.000 metros quadrados articulados em quatro andares e numerosas torres, com uma altura que atinge os 80 metros. O castelo pode ser considerado como um monumento dedicado a Richard Wagner, o qual Luís II da Baviera admirava muito. De fato, muitas das suas salas são inspiradas em óperas do compositor alemão.
 Luís II da Baviera empenhou todo o seu património na construção do castelo, no entanto habitou durante pouco tempo nesta residência. Uma das salas do castelo reproduz, de maneira muito realista, uma gruta com muitas estalactites e estalagmites, a qual possuiu uma cascata durante o reinado de Luís II.
 Luís II, receando os danos, ordenou ao curador do castelo que interditasse as visitas dos curiosos depois da sua morte. Poucas semanas depois da morte do soberano, o castelo abriu as suas portas aos visitantes. É atualmente um dos lugares mais visitados da Alemanha em qualquer estação do ano.
Afirma-se ainda que este verdadeiro castelo de contos de fadas da Baviera terá inspirado o moderno castelo da Bela Adormecida na Disneylândia, símbolo da própria companhia Walt Disney. Este castelo serviu de modelo no anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) como o castelo do deus grego do submundo, Hades. Serviu de fachada para a serie Os Feiticeiros de Waverly Place, onde seria a famosa "feitiço tec".



 Fonte: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...