Friday, February 15, 2013

Asteroide vai passar perto da Terra nesta sexta-feira

RIO - No fim da tarde desta sexta-feira, 15 de Fevereiro,  o asteroide 2012 DA14, uma rocha espacial com cerca de 45 metros de diâmetro, vai passar a apenas 22 mil quilômetros da superfície da Terra, a menor distância já registrada para um objeto do tipo. 

Viajando a 28.100 km/h, o asteroide com 45 metros de diâmetro passa hoje de raspão pela Terra. Em sua aproximação máxima, ele estará mais perto de nós que os satélites usados para telecomunicações. Mas não há risco de colisão. 
Segundo a Nasa, não há nenhum risco de colisão do asteroide com o planeta nesta passagem nem no futuro próximo, mas foi por muito pouco. Como a Terra orbita o Sol a uma velocidade média de pouco mais de 100 mil km/h, o 2012 DA14 vai “errar” o planeta por menos de 15 minutos.
Segundo Donald Yeomans, gerente do NEO, programa da Nasa que busca identificar e rastrear todos os objetos próximos que possam apresentar perigo para o planeta, se o asteroide estivesse em rota de colisão com a Terra ele explodiria na atmosfera com uma potência equivalente a 2,4 megatons, o suficiente para destruir uma grande cidade. 
Em 1908, um objeto equivalente ao 2012 DA14 explodiu sobre a região de Tunguska, Sibéria, devastando 2 mil quilômetros quadrados de floresta e derrubando 80 milhões de árvores.

Devido ao horário e ao pequeno tamanho do asteroide, sua passagem não poderá ser observada no Brasil. O fenômeno, no entanto, poderá ser acompanhado via internet. A partir das 17h, a Nasa vai transmitir comentários e imagens da aproximação feitas por telescópios na Austrália e depois nos EUA, já quando ele estiver se afastando.

Leia mais na nossa postagem anterior: Asteroide vai passar muito próximo da Terra em 15 de fevereiro


Fonte: Extra/Globo



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...