Saturday, February 16, 2013

Arquipélago San Blás - Panamá

San Blás é aquele tipo de destino que quando você descobre não quer contar pra ninguém. Medo de que acabem com tudo, que transformem em mais um refúgio para milionários ou produto de turismo de massa. 
paisagem da praia com barco no mar de águas cristalinas, areia branca e vegetação
 Essa coisinha maravilhosa de águas cristalinas é uma das ilhas que formam o arquipélago de San Blás, no Panamá. Quem imaginava que isso tudo fica a poucas horas de avião, não é? O Arquipélago têm 365 ilhas e apenas 56 habitadas, com algumas menores que uma quadra de tênis. 
praia de areia branca com casas de palha, vegetação e canoa com nativos
 A ilha é famosa por abrigar os índios Kuna, que adoram fazer artesanato e arte e cuja sociedade é matriarcal (pois é, as mulheres é que mandam lá… Não bastasse a indescritível beleza, suas mais de 365 micro ilhas estão relativamente próximas à costa do Panamá, preservadas e sob a tutela da nação indígena mais organizada politicamente do continente americano, os Kuna.
vista aérea do arquipélago
 Navegar entre as ilhas onde o sol brilha 350 dias, para não dizer o ano todo, faz brotar o sentimento de que não se desejaria estar em nenhum outro lugar do mundo. O povoado de Nalunega é um emaranhado de casas que chegam até as bordas do mar. 
vista aérea de uma ilha com casas de palha, ancoradouro e canoas
 Uma das pousadas ali tem o mesmo look das casas: telhado de sapé, paredes de bambu que deixam passar sons e nuances de luz, e o chão de areia onde uma onda mais afoita pode lavar o quarto. 
casa de palha com nativos
 São as evidências das palavras dos kuna, “se a maneira como vivemos desperta a curiosidade de nos conhecerem, é justo que provem nosso modo de viver. Não temos grandes hotéis, pois não permitimos que estrangeiros comprem nossas terras. Esta é uma das formas de não sermos envolvidos por outras culturas”.
imagem de casas cobertas de palha na beira da praia
 Nas aldeias sempre se veem mulheres tecendo o mola em frente às suas casas, e ali mesmo os viajantes podem adquirir uma peça de qualidade por cerca de R$ 50. Essa atividade é a que oferece a melhor remuneração familiar, pois a pesca e a agricultura são apenas de subsistência.
imagem da praia com vegetação, areia branca e águas cristalinas
 As mulheres sabem da importância da preservação de suas tradições. E vão além ao criar um tecido diferenciado, que ajuda a projetar os kuna no cenário da arte mundial e mantém sua etnia viva economicamente.
imagem de uma ilha com vegetação
 imagem de ilhas com vegetação e algumas casas
 nativos da ilha
 imagem submarina com corais e peixinhos coloridos
 nativa da ilha com barraca de artesanato da região

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...