Saturday, February 23, 2013

Aprenda a acessar sua conta bancária na internet com segurança

Acessar uma conta de banco pela internet é cada vez mais comum no Brasil – afinal, ninguém gosta de ficar em pé na fila da agência. Mas você sabe que cuidados deve tomar para não expor dados importantes e proteger sua senha enquanto está online? 

Use um computador conhecido 

O cuidado durante o internet banking começa bem antes de você acessar o site do seu banco. Primeiro, sempre se lembre de usar um computador conhecido, de preferência o seu pessoal. Evite acessar sua conta de máquinas em lan houses, universidades ou em locais com computadores de uso público. Você não sabe se o PC estranho está com os itens de segurança atualizados – ou mesmo infectado com cavalo de troia, programas maliciosos que deixam o computador vulnerável ao roubo de senhas.
Use antivírus e firewall  

Instale e mantenha sempre atualizado um software antivírus no seu computador. Mas só isso não basta: é preciso ter um firewall, programa que cuida da segurança do tráfego de informações da rede. "Os ataques ocorrem em duas etapas: primeiro o programa malicioso se instala na máquina – seu antivírus pode barrar essa ação. O segundo passo, caso o programa passe pelo antivírus desatualizado e se instale, é mandar os dados da sua conta pela internet para fora do computador – o que será barrado pelo seu firewall", explica José Matias Neto, gerente de suporte técnico da McAfee.

Acesse o banco na barra de endereços do seu navegador 

A maioria dos ataques aproveita mensagens falsas para capturar dados e senhas dos internautas. Sempre digite o endereço do seu banco na barra do navegador que você está acostumado a usar. Nunca clique em links para o banco, estejam eles em e-mails, posts em redes sociais ou em mensagens instantâneas.
Verifique se o endereço possui certificado digital 

Alguns ataques conseguem redirecionar endereços digitados para sites fraudelentos, que ''imitam'' a página real do banco. Portanto, depois de digitar o endereço na barra do seu navegador, é importante verificar se o site acessado é seguro. Obrigatoriamente, deverá aparecer o endereço https://www..., acompanhado de um ícone de cadeado, na própria barra de endereços ou na de status na parte inferior do browser. Ao clicar no cadeado, você pode conferir os dados da assinatura digital do banco.
Desconfie de páginas de erro ou indisponibilidade do serviço  

Enquanto estiver acessando sua conta bancária na internet, fique atento à rotina do serviço. Se ela for alterada, como uma página indisponível ou de erro, fique alerta. Uma atitude comum nessa hora é tentar refazer seu login e digitar de novo sua senha: se for um ataque, os dados poderão ser roubados. Ligue para o banco para confirmar se realmente o serviço está com problemas antes de qualquer outra ação online.
Confira o tráfego de dados pelo seu firewall 

Durante a navegação, é possível verificar o tráfego dos dados para fora do seu computador por meio do firewall. Ele mesmo fica encarregado de barrar ou pedir a permissão do usuário para que um programa se conecte ou envie dados para fora da rede.
Não acesse sites "diferentes" enquanto está conectado ao banco  

É comum abrirmos várias abas enquanto navegamos. Não há problema em acessar páginas que você já conhece enquanto está conectado no site do banco. Mas evite acessar links ou sites que não está habituado. Se estiver com dúvidas, há ferramentas online que indicam se um site é suspeito ou não.
Troque periodicamente sua senha 

Existem pessoas que ficam com a mesma senha por um longo período de tempo. O ideal é renová-la sempre que possível. "Se ela for capturada por algum programa malicioso, existe a chance de você conseguir trocar de senha antes que ela seja usada para atacar sua conta", explica o gerente da McAfee.
Desconecte sua internet se acha que o computador foi invadido 

Caso seu computador esteja infectado, ao desconectá-lo da internet, você impede que os dados saiam da máquina. Faça uma varredura com o antivírus e entre em contato com o banco para informar o que ocorreu.
Apague os arquivos temporários de internet  

Embora seja raro que um ataque use os dados de páginas offline, elas podem armazenar dados como seu saldo bancário. Por precaução, apague seu histórico.
Na dúvida, entre em contato com seu banco por telefone  

Sempre que desconfiar que teve uma senha roubada ou ficou exposto a um ataque virtual, entre em contato com seu serviço bancário, que irá orientá-lo sobre as melhores medidas a serem tomadas. Os bancos brasileiros, segundo afirma José Matias Neto, gerente de suporte técnico da McAfee, são os que mais investem em segurança no mundo, justamente pelo alto número de ataques. "Dentro do sistema do banco, não há ataques. O risco principal vem dos hábitos de navegação do usuário".



Fonte: Tecnologia uol


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...