Sunday, January 6, 2013

Por que piscamos mais do que o necessário?


À primeira vista (trocadilho não intencional), o motivo pelo qual piscamos parece óbvio: para lubrificar e limpar os olhos. Contudo, se essa fosse a única razão, não haveria por que piscarmos tanto (calcula-se que uma pessoa pisca, em média, de 15 a 20 vezes por minuto). Qual o motivo para tal excesso? A resposta, segundo um grupo de pesquisadores japoneses, tem a ver com nossa atenção.

Os 7 maiores mistérios do corpo humano

Para analisar o fenômeno, eles chamaram 18 voluntários (dos quais 9 eram homens e todos tinham de 22 a 31 anos) e os colocaram para assistir a vídeos do Mr. Bean (!) enquanto eram monitorados por meio de um scanner de ressonância magnética. “Como o piscar de olhos tende a ocorrer em pausas implícitas enquanto assistimos a vídeos, nós imaginamos que ele esteja ativamente envolvido no ‘afrouxamento’ da atenção”, explicam os autores.

15 Extraordinários fatos sobre o corpo humano

Durante o experimento, os participantes piscaram voluntariamente em média 17,4 vezes por minuto e, durante o piscar de olhos, foram observadas alterações na atividade de duas regiões específicas do cérebro: a que nos faz “desfocar” nossa atenção mesmo em vigília; e a que nos ajuda a prestar atenção em algo. A primeira área teve um pico de atividade enquanto os voluntários piscavam e a segunda, um declínio.

Cientistas descobrem mecanismo do corpo humano que controla níveis de açúcar

“Os resultados sugerem que humanos têm um mecanismo para controlar o intervalo em que piscam os olhos buscando um timing apropriado para reduzir as chances de perder informações importantes enquanto observam uma sequência de eventos visuais”, concluem.

Fonte: hypescience.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...