Friday, January 11, 2013

Peixes exóticos

Peixe-cofre-amarelo - Tem um revestimento ósseo externo que lhe dá força máxima com mínimo peso. Pequenos redemoinhos se formam em volta dele, dando-lhe estabilidade em águas turbulentas. Por isso, o peixe-cofre tem espantosa mobilidade e proteção contra lesões. 
 Recebe este nome em decorrência de seu corpo encerrado numa caixa óssea composta por placas hexagonais, e chega a atingir 50 cm de comprimento.Algumas das espécies são designadas como peixe vaca por possuírem chifres ósseos na cabeça. 
Habitat: águas claras em torno de recifes de corais em profundidades de 3 a 80 m;
Hábito: É um peixe solitário: ele envenena a água onde vivem de modo que pode ser fatal para outros peixes;
Ocorrência: todo litoral brasileiro; 
Reprodução: Os ovos são microscópios. As larvas que sobrevivem adquirem uma carapaça após uma semana, ficando parecidas com uvas;
Alimentação: moluscos, esponjas e crustáceos que são triturados com suas fortes mandíbulas 
Ameaças: poluição e destruição do habitat. 

 Peixe-leão - Pterois volitans -  O peixe-leão, nativo dos oceanos Pacífico e Índico, tornou-se uma ameaça à biodiversidade marinha da costa da América do Sul. Atrativo pelas suas cores brilhantes e barbatanas diferenciadas, chegou ao outro lado do mundo e, com seu apetite voraz, engole as presas inteiras. 
 Como se alimenta de vários peixes menores, causa desequilíbrio no ecossistema e pode, inclusive, gerar a extinção de outras espécies.
 Este animal invasor, de cerca de 35 cm, tem um estômago que pode se expandir até 30 vezes o volume inicial. Além de comer muitos peixes, a espécie se reproduz facilmente e não tem predadores neste local.

 
 Peixe flowerhorn - Amphilophus citrinellus e Amphilophus trimaculatus - Família: Cichlidae (Ciclídeos). Tamanho adulto: 35 cm. Comportamento: São bastante agressivos e não recomendáveis para aquários comunitários, entretanto há relatos de flowerhorns vivendo bem em grandes aquários com ciclídeos de agressividade equivalente.
 É considerado um dos peixes mais interativos no meio aquarístico. Bastante inteligente, costuma comer na mão do dono e acompanhar os seus movimentos. Excelente como pet fish. Existem muitas variedades de Flowerhorn, como Golden Monkey, Kamfa, Super Red, Kamfamalau, etc.


Fonte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...