Wednesday, January 9, 2013

Fenômeno da Natureza - Tempestade Sem Fim da Venezuela - "Relámpago del Catatumbo"

Na região do Lago de Maracaibo, na Venezuela, particularmente na confluência com o Rio Catatumbo, ocorre um fenômeno único e singular: Os Relâmpagos de Catatumbo. Durante um mínimo de 140 noites por ano, a séculos são registradas descargas elétricas que iluminam os céus durante até 10 horas, causando cerca de 280 clarões por hora, permitindo inclusive que navios nas cercanias possam navegar sem medo, iluminados pelos relâmpagos constantes. 
Tempestades de raios
 Devido a esta particularidade, o fenômeno também é conhecido como "Farol de Maracaibo", pois as luzes podem ser vistas a 200 km de distância. Os relâmpagos começam a ocorrer normalmente no final da tarde, e avançam pela noite de forma quase contínua. Outra curiosidade é que os clarões normalmente não são acompanhados de nenhum som, pois as descargas acontecem entre as nuvens, bem longe do solo, a quilômetros de altura. 
raios
O misterioso "Relámpago del Catatumbo" é um fenômeno natural único no mundo. Localizado onde o rio Caratumbo desemboca no lago Maracaibo (Venezuela), o fenômeno consiste em relâmpagos de nuvem entre nuvem que forma arcos voltaicos com mais de cinco quilômetros de altura durante 150 dias do ano, 10 horas por noite, 280 vezes por hora.
raios
 É considerada o maior, senão único, gerador natural de ozônio no planeta. O fenômeno com suas 1.176.000 descargas elétricas por ano, com uma intensidade de até 400 mil ampéres, é visível até 400 km de distância. Razão pela qual também é conhecido como o Farol de Maracaibo que guiava as embarcações durante a noite na época da navegação a vela.
raios
Os Relâmpagos de Catatumbo são tão significativos para a cultura local, que até a Bandeira e o Hino do estado venezuelano de Zulia, onde se encontra a região de Maracaibo, fazem alusão ao fenômeno.
raios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...