Friday, January 18, 2013

Cuidado: energéticos em excesso fazem mal ao coração

Vendidos para aumentar o vigor e a disposição, os energéticos fazem sucesso entre jovens, mas andam com a popularidade em baixa entre autoridades de saúde dos Estados Unidos. 
Um relatório da Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental revelou que o número de atendimentos em emergências por consumo abusivo dessas bebidas dobrou entre 2007 e 2011. Por terem uma dose muito grande de cafeína, os energéticos, em excesso, podem causar problemas.

Muitos países estão controlando a venda das bebidas energéticas. O motivo é a alta dosagem de cafeína no produto, o que, segundo estudos, podem colocar em risco a saúde de adolescentes e adultos, levando o consumidor, inclusive, a óbito.

O coração é o mais afetado pelo efeito estimulante da cafeína. A substância acelera o órgão, causando uma sobrecarga de trabalho. Fígado e sistema nervoso central são outros que sofrem quando há consumo exagerado.

— A repercussão momentânea do abuso de energéticos é no coração. Em longo prazo, são provocadas alterações neurológicas, sendo a insônia a mais comum — explica o o cirurgião Antonio Henrique Gomes, chefe da emergência do Hospital São Francisco.

No Brasil, segundo o médico, também é comum jovens precisarem de atendimento de urgência devido ao abuso de energéticos. O problema se agrava porque essas bebidas geralmente são misturadas com álcool.

— O álcool, assim como a cafeína, irrita o coração. Misturados, o risco é duplo — diz o cardiologista Rogerio Sarmento Leite, diretor científico da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. — O risco de morte é baixo, mas os sintomas (de quem passa mal com a mistura) são tão desagradáveis que a pessoa tem sensação de que vai morrer.

Leite ressalta que, embora não viciem, energéticos dão falsa sensação de força e poder, o que faz com que as pessoas tenham tendência maior a assumir comportamentos de risco, como usar drogas e dirigir embriagado.




Fonte: Extra/Globo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...