Monday, January 28, 2013

Conheça Lukas, o cavalo mais inteligente do mundo

Um cavalo entrou no Guiness recentemente – não pela sua habilidade em saltar obstáculos ou por sua velocidade, mas por sua inteligência.
Lukas é o cavalo mais inteligente do mundo de acordo com o Guiness
Este puro-sangue marrom de apenas 19 anos sabe sentar, fazer 35 truques incríveis, discernir formas geométricas, soletrar seu nome, classificar objetos por seus formatos, cores e tamanho. Sabe procurar coisas e até mesmo contar quando instruído por sua treinadora.
Lukas é o cavalo mais inteligente do mundo de acordo com o Guiness
Quando algo está “faltando” em seu habitat, Lukas consegue indicar e sinalizar isso para seus donos – essa capacidade só havia sido verificada antes em papagaios e em primatas. No entanto, ele só entrou pro Guiness em 2010, já que não foi fácil criar um teste que confirmasse que Lukas fosse o cavalo mais inteligente do mundo.

Em 2010, Luka bateu o recorde mundial, segundo o Guinness Book - O Livro dos Recordes, se consagrando o cavalo que mais consegue identificar números, foram 19 no total.

Lukas é o cavalo mais inteligente do mundo de acordo com o Guiness
Lukas foi resgatado da casa de seu ex-dono depois de ter sofrido maus-tratos. Ele era um cavalo de corrida, mas como nunca havia ganhado nenhuma, foi abandonado no quintal de uma casa com pouco espaço e poucos cuidados.

Lucas nasceu para ser cavalo de corrida, mas este destino não lhe caiu bem. Aos 2 anos de idade, foi retirado das corridas, 8 anos depois ele foi vendido.
Lukas é o cavalo mais inteligente do mundo de acordo com o Guiness
Karen sempre quis um cavalo de corrida, mas desde os primeiros dias, percebeu que Lukas não era o animal adequado para isso. No lugar de saltar sobre os obstáculos, o cavalo andava desviando deles. Foi aí que começou o treinamento de obediência. E foi um sucesso!
Lukas é o cavalo mais inteligente do mundo de acordo com o Guiness
O recorde de Lukas é “O cavalo que conseguiu identificar mais números corretamente em 60 segundos”. Ele identificou 19 números. Segundo seus donos, como o Guiness não permitiu que o animal fosse encorajado após cada acerto, eles acreditaram que ele não se sairia tão bem, mas esse foi o melhor “score” que Lukas já apresentou na atividade. Para os donos é como se ele soubesse o quanto aquilo era importante e tivesse se esforçado especialmente para isso.

Confira o vídeo e conheça o bichinho melhor:


A tutora de Lucas o declara como sendo o cavalo mais inteligente do mundo.

De um pequeno estábulo em Walnut, Califórnia, sua popularidade está crescendo.
Ele foi, recentemente, convidado a ser o cavalo-propaganda de uma organização de retiro para cavalos.

“Na Califórnia, todos os anos, cerca de 2 mil cavalos deixam as pistas e precisam de um lar”, disse Bonnie Adams, diretora da organização.

“Há uma infindável quantidade de cavalos de corrida que são abandonados entre as idades de 2 e 6 anos de idade.

Eles são cavalos jovens, saudáveis e vibrantes que amam aprender e amam ter uma atividade para desempenhar”.

Quanto ao futuro de Lucas, sua tutora declarou que não irá ensinar-lhe mais truques, mas espera ainda ensinar adição e subtração à lista de coisas que o animal sabe fazer.




Fontes: R7 - hypescience - saintgermanchamavioleta


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...