Friday, January 18, 2013

Baiji - Golfinho Branco - Extinto

O Baiji (também conhecido como Golfinho-lacustre-chinês, Golfinho do Yang-Tsé ou Golfinho Branco) é um mamífero de água doce, da ordem Cetacea, encontrado no rio Yang-Tsé na China. É uma das quatro espécies de golfinhos de água doce restantes no mundo (tal como o Boto, na Amazônia), todas elas em sério risco de extinção.

Foi considerado extinto em agosto de 2007, após uma busca de 6 semanas no rio Yang-Tsé, em dezembro de 2006, em que não foi encontrado nenhum espécime vivo. No entanto, no dia 19 desse mesmo mês, Zeng Yujiang, um morador de Tonglin, avistou um nas margens do rio e o filmou.
Baiji - Golfinho Branco  - Considerado extinto desde 2007
Segundo a Sociedade Zoológica de Londres, caso seja confirmada a sua extinção, será o primeiro cetáceo a desaparecer como resultado direto da influência do homem. As causas principais de sua extinção foram a pesca abusiva (uma vez que a região carece de normas que coibam os abusos da atividade), a navegação excessiva, a poluição e a construção de usinas hidrelétricas (incluindo a Três Gargantas), que afetaram grandemente o seu habitat natural.
Baiji - Golfinho Branco  - Considerado extinto desde 2007
O inevitável parece ter chegado para o Golfinho de Rio Baiji, esse majestoso golfinho que tinha habitado o Yangtze, pelo menos, nos últimos 20 milhões de anos. O golfinho foi declarado funcionalmente extinto após uma expedição em 2006 que não conseguiu fotografar um único indivíduo após uma extensa pesquisa e busca do animal.
Baiji - Golfinho Branco  - Considerado extinto desde 2007

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...