Saturday, January 19, 2013

Animais de estimação exóticos

Porquinho da Índia - É um bichinho de estimação muito fofinho, que além de ser lindo e engraçado ainda é muito dócil, curioso e possui hábitos diurnos. O animalzinho é um roedor herbívoro, e quando jovem pode parecer meio arisco e desconfiado, mas conforme passa mais tempo ao lado do dono, ganha mais confiança, e se torna um bichinho carinhoso e fácil de tratar. 
 Os Porquinhos da Índia vivem em média entre quatro a sete anos, sentem dificuldade em conviver com outros animais da mesma espécie, principalmente os machos adultos que acabam brigando entre si.

Ferret ou furão - É usado como animal de estimação em vários países do mundo, e ao contrário do que muita gente pensa, ele não é um roedor. O Furão tem hábitos noturnos, é dócil, curioso, brincalhão e agitado, um excelente animal para fazer companhia. Mas é preciso ter cuidado com objetos valiosos, pois o furão pode roubá-los e escondê-los.
 Ele se adapta facilmente, mas não é um bichinho indicado para crianças muito pequenas, porque este, quando apertado, pode reagir de maneira agressiva. Além de uma alimentação adequada, o Furão necessita de vacinas, higiene, de uma gaiola com água e comida, uma rede para dormir, brinquedos para a sua diversão e como todo bichinho de estimação, carinho.

Chinchila - É um animalzinho muito bonitinho, que nos lembra muito um coelho. As Chinchilas foram encontradas há alguns séculos atrás nas Cordilheiras dos Andes, e acabaram recebendo este nome graças a uma tribo indígena que habitava aquele local, chamada de Chinchas.
O animal é uma excelente escolha como bicho de estimação exótico, pois além de serem extremamente dóceis e limpos, eles ainda são muito calmos, e possuem um pelo bem denso e fofo. Apesar de se dar muito bem com o dia, o melhor período do dia para as Chinchilas é a noite, quando ficam mais espertas e praticam suas brincadeiras e escaladas na gaiola. Em geral, elas costumam viver em torno de 15 anos, e não passam de 800g e 30 cm.



Mini coelho ou coelho anão - É um animal esperto, rápido, carinhoso e silencioso, podendo viver em casa, apartamento ou sítio. Por se lavar sozinho, os seus pêlos não têm cheiro, e também não precisam de vacinas. O seu tamanho normalmente varia entre 25 e 35 centímetros, e o peso chega em média a dois quilos.

 Criado em gaiolas, com uma boa alimentação e sempre bem cuidado, o mini coelho pode viver em média de 8 anos. E é importante saber que a troca do lugar do seu comedouro, bebedouro, brinquedos e WC, pode irritá-lo, uma vez que estes fazem as suas necessidades em um lugar específico.

Gerbil ou esquilo da Mongólia - É um bichinho de hábitos diurnos e extremamente territorialista, que prefere viver sozinho. Gosta de saltar, cavar, brincar e se esconder. Quando muito apertado ao ser manuseado, pode morder. A expectativa de vida é de dois a três anos.
Cuidados: para evitar problemas sérios de saúde como a pneumonia, o esquilo-da-mongólia não deve tomar banho com água. 

 Disponibilize uma pequena banheira com pó de mármore ou bicarbonato para que ele tome banhos secos.. Importante: ao pegá-lo, não puxe pela cauda.  Mimos: brinquedos próprios para roedores e escadinhas, que eles gostam de escalar. O bichinho também faz a festa com rolos de papel higiênico ou de cozinha.
 Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...