Tuesday, January 22, 2013

Abraçar faz bem à saúde: melhora estresse, medo, pressão e a memória

Mais do que gostoso e afetuoso, o abraço pode ajudar a reduzir o stress, o medo e a ansiedade. O abraço também pode reduzir a tensão arterial e melhora a memória. Quem o garante é Jürgen Sandkühler,  especialista do Centre for Brain Research da Medical University of Viena, na Áustria.  
Abraço faz bem à saúde e reduz stress, medo e ansiedade

Explicação científica: os feitos positivos são causados pela secreção da oxitocina - o chamado "hormônio do amor", produzido pela glândula pituitária e amplamente conhecida por aumentar os laços entre as pessoas, comum entre pais e filhos e entre casais.  

No entanto, os benefícios de um abraço só acontecem "se as pessoas que se abraçam confiarem uma na outra, se os sentimentos associados ao abraço forem mútuos e se os respetivos sinais forem enviados para o exterior". 

"Se as pessoas não se conhecerem, ou se o abraço não for desejado por ambas as partes, os seus efeitos perdem-se", esclarece o especialista em neurofísica austríaco. "Os abraços são bons, mas independentemente de quanto tempo duram ou da frequência com que acontecem, a confiança é o mais importante".

Mas os abraços entre estranhos também podem ser benéficos "se todos os que se abraçarem tiverem consciência de que se trata de um momento de divertimento e de descontração”. 


O Dia Nacional do Abraço, comemorado no dia 21 de janeiro, em países como os EUA - onde foi criado -, Inglaterra, Alemanha, China ou Austrália, nasceu em 1986. pelas mãos dos norte-americanos Kevin Zaborney e Adam Olis.

A escolha do dia relaciona-se com o fato de a data estar exatamente no meio do Natal e do Dia de São Valentim, o dia dos namorados americano, uma época em que as pessoas tendem a estar mais emocionais. 
No Brasil o dia do abraço é comemorado em 22 de Maio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...