Friday, January 25, 2013

10 Lugares Espetaculares da Terra

Como você decide o que preservar? O que torna alguns pontos sobre a Terra mais digno de proteção do que outros? Uma grande ajuda é que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) designou 878 locais em todo o mundo como “Patrimônios da Humanidade.” Trata-se de locais com valor natural ou cultural notáveis para o Mundo. A organização trabalha com mais de 200 países para assegurar a proteção destes locais. A lista agora tem 679 culturais, 174 naturais e 25 mistos cultural / naturais a serem preservados.
Aqui estão 10 das Descobertas favoritas da Terra a partir da lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Complexo de Conservação da Amazônia, Brasil 
Lugares Espetaculares da Terra
Composto das reservas Jaú, Mamirauá, e Amana, o complexo é a maior floresta tropical protegida do mundo. A área designada como Patrimônio Mundial é maior que a Suíça.
Suas florestas, rios, lagos e ilhas são o lar de muitos ecossistemas terrestres e de água doce, bem como muitas espécies ameaçadas de extinção.

Giant’s Causeway, na Irlanda do Norte
Lugares Espetaculares da Terra
Mais de 40.000 colunas de basalto maciço, o resultado da atividade vulcânica na ilha verde há cerca de 50-60 milhões de anos atrás.
Estas colunas impressionantes têm estimulado os mitos e pesquisa.

Grand Canyon, EUA
Lugares Espetaculares da Terra

Tida como uma das sete maravilhas do mundo natural, o Grand Canyon, continua a ser um dos maiores espetáculos da Terra em curso geológico.
Cerca de 65 milhões de anos atrás o que hoje é chamado Planalto do Colorado foi erguido 1,5 milhas acima do nível do mar. O rio Colorado começou a esculpir o seu caminho através das camadas de rocha 5-6000000 anos atrás.
Após milhões de anos de erosão, hoje, o cânion tem uma milha (1.500 m) de profundidade e cerca de 18 milhas (29 quilômetros) transversalmente em seus pontos mais largos.
O resultado: uma das gargantas mais espetaculares do mundo, com paredes rochosas revelando 2000000000 anos da história geológica da Terra.

Grande Barreira de Corais, na Austrália
Lugares Espetaculares da Terra

O parque marinho se estende por mais de 1.800 milhas (3.000 km) ao longo da costa de Queensland de Austrália do nordeste, e é o lar da maior coleção do mundo de corais – 400 tipos distintos!.
É também a casa de 1.500 espécies de peixes tropicais, 4.000 tipos de moluscos, 200 tipos de aves e 20 tipos de répteis, bem como muitas espécies ameaçadas como o peixe-boi (“vaca-marinha”) e tartaruga-verde grande.
A Grande Barreira de Corais é também uma importante zona de reprodução de baleias jubarte que migram da Antártida.

Ilulissat Icefjord, Dinamarca
Lugares Espetaculares da Terra

Situada na costa oeste da Gronelândia, perto da cidade de Ilulissat, e ao norte do Círculo Ártico, oferece aos cientistas um laboratório natural magnífico para estudar mudanças climáticas.
É importante porque a área é realmente uma combinação de vários fenômenos naturais extraordinários. Uma enorme placa de gelo em movimento, à taxa de 62 pés (19m) por dia.
O Icefjord Ilulissat é um dos glaciares mais rápidos e ativos no mundo.

Parque Nacional de Komodo, na Indonésia 
Lugares Espetaculares da Terra

O parque é a casa de aprox. 5.700 destes lagartos gigantes e 4.000 pessoas.
Localizado entre as ilhas da região vulcânica da Indonésia Wallacea com sua savana seca e vegetação espinhosa, o parque é o lar natural para Varanus komodoensis no mundo.
Além de ser nomeado Património Mundial, a área também tem sido identificadas pela WWF e a Conservation International como uma prioridade de conservação global.

Lago Baikal, na Sibéria
Lugares Espetaculares da Terra

Formado há 25 milhões de anos, o lago Baikal, é o lago mais antigo, mais profundo do mundo, atingindo profundidades de 5.577 pés – mais de uma milha!
Este oásis de gelo detém 20 por cento do fornecimento de água doce não congelada da Terra, e sustenta suas próprias espécies selvagens isoladas tornando o lago Baikal, um local privilegiado para os pesquisadores a estudar os ecossistemas de água doce e de ciência evolutiva.

Surtsey, na Islândia
Lugares Espetaculares da Terra

Uma série de erupções vulcânicas de 1963-1967 formaram esta ilha muito jovem na costa sul da Islândia.
Como a ilha recebeu imediatamente o estatuto de protecção, os cientistas foram capazes de estudar o desenvolvimento de plantas e animais de vida livre de influências humanas nesta área pequena e isolada.
Observando o processo de um formulário novo mundo, os cientistas observaram que as primeiras sementes chegaram por correntes oceânicas. Fungos, bactérias, apareceram em seguida, pela primeira planta vascular, em 1965.
Este laboratório natural virgem é o lar de 89 espécies de aves e 335 espécies de invertebrados.

Wadi Al-Hitan (Vale da Baleia), Egito
Lugares Espetaculares da Terra
Ossos e esqueletos espalhados em toda a área mostram a transformação de baleias.

Wulingyuan Área de Interesse Histórico e Paisagístico, China
Lugares Espetaculares da Terra

É mais conhecido por suas colunas de arenito e incomuns picos de quartzito – mais de 3.000 deles – mas também o parque está cheio de plantas e animais ameaçados de extinção.
Localizado na província chinesa de Hunan, a região tem inúmeras ravinas e desfiladeiros com riachos, cachoeiras e piscinas, bem como grutas e duas grandes pontes naturais.
Ao todo, Wulingyuan abrange mais de 64.200 hectares.

Fonte:  zoiotorto.com









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...