Friday, November 30, 2012

Filhote de pássaro australiano usa “senha” para se comunicar com seus pais

Os cucos, aves popularizadas pelos antigos relógios de madeira, são conhecidos por não criarem seus próprios filhotes. Depois de acasalar, a mamãe-cuco coloca seus ovos em um ninho qualquer que já tenha ovos, não importando se a espécie é maior, menor ou tem o mesmo tamanho do cuco.

O resultado é que os pais “adotivos” ganham um novo filhote, algumas vezes maior que eles, e que em alguns casos até mesmo acaba matando os filhos “legítimos” para receber tratamento de filho único. As aves alimentam o filhote por que tem um impulso a colocar comida em um bico que estiver aberto.

Entretanto, uma ave australiana, a “fairy wren”, ou “carriças-fada”, usa um método interessante para livrar-se dos intrusos; um método que demonstra o quanto a natureza é versátil e exploratória quando confrontada com um problema.

Enquanto o ovo está na barriga, a carriça-fada mãe repete para os filhotes um certo chamado. Quando rompem os ovos, só ganham comida os biquinhos que primeiro cantarem a senha. Os cucos não sabem da senha, e morrem de fome.

No Brasil, o chupim, que também parasita ninhos, usa uma tática mais violenta para garantir que seus filhos sejam cuidados. Ele fica vigiando o ninho “adotivo” e o vandaliza quando seus filhotes são rejeitados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dicas de cuidados com a saúde e beleza na gravidez

Os cuidados com a saúde e beleza na gravidez apenas vem reforçar o que você tem de melhor!


A mulher grávida pode e deve se cuidar durante toda a gravidez. Manter-se linda e feliz consigo mesma é essencial para uma gravidez saudável e tranquila,
Afinal,a mulher está em estado de graça!. A futura mamãe, precisa estar segura e feliz com esse momento que está vivendo. A beleza física depende da felicidade que a mulher sente. A auto-estima na mulher grávida é fundamental.
Alimentação

Você não precisa comer mais porque está grávida, mas é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável. Muitas mulheres param de comer certo tipo de alimento, mas é sempre possível arranjar um substituto que tenha valor nutricional parecido.

O ideal é ter uma dieta que inclua verduras, legumes e frutas, carboidratos, proteína -- que pode vir do peixe, da carne, do frango, dos ovos, de castanhas ou sementes -- e também leite e laticínios em geral.
Manter a forma

Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e para aguentar o estresse físico do parto. Também contribui para que você entre em forma mais rápido depois que o bebê nascer. Além disso, a atividade física ajuda a melhorar o humor, com a liberação da serotonina -- o que reduz o risco de você sucumbir a uma certa tristeza comum nessa fase. 
Se você já está acostumada a se exercitar, o mais provável é que possa continuar com a mesma atividade, desde que esteja se sentindo confortável. Mas não faça esportes em que corra o risco de cair ou levar impactos.

Os mais benéficos são atividades mais amenas, como caminhadas, natação, hidroginástica e ioga, diminuem o inchaço e a retenção de líquidos e contribuem para que você se sinta linda e atraente!
Sexo na gravidez, amor e prazer como sempre...

O segredo é: seja criativa, ouça seu corpo e faça aquilo que tiver vontade (e possibilidade!). Não tenha medo de machucar o bebê, porque ele está bem protegido pela placenta e o líquido amniótico -- somente em casos de complicações ou gestações de risco é que os médicos aconselham a abstinência sexual.

Na dúvida, converse com o obstetra, para que possa relaxar e curtir da melhor maneira que der. 
Nem cigarros, nem álcool

Mulheres que fumam têm risco maior de aborto espontâneo, de parto prematuro e de ter um natimorto. Estudos mostram que grávidas que fumam um maço ou mais por dia têm mais probabilidade de ter um bebê com lábio leporino ou fenda palatina.

O ideal é parar de fumar antes mesmo de engravidar, mas qualquer redução no número de cigarros que você fuma por dia já facilita um pouco a vida do seu bebê. 

Não consuma bebidas alcoólicas .O álcool chega rapidamente ao bebê pela placenta e poderá causar na criança vários problemas que inclui desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves. 

Em ocasiões especiais uma taça de vinho no máximo! mas mesmo assim converse sobre iso com seu médico. 
Descanse, relaxe....

O cansaço e o sono que você sente no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez não são nada mais que seu corpo pedindo para você ir com calma. No melhor dos mundos, uma soneca todo dia depois do almoço seria perfeita. 

Se não dá, tente dar uma relaxadinha de meia hora, pôr os pés para cima, do jeito que conseguir. Técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para você dormir bem. Passear com seu amor também é uma dica de relaxamento mental..
Sinais do trabalho de parto

Cada mulher apresenta um tipo de trabalho de parto, e dizer exatamente quando começa é impossível. Não é um acontecimento isolado e sim um processo em que várias mudanças fisiológicas em seu corpo trabalham juntas para ajudar o nascimento do bebê, mas fale com seu médico e tire todas as suas dúvidas.

Alguns dos sinais mais importantes do trabalho de parto: 
  • O colo torna-se cada vez mais fino e macio (também chamado de obliteração) e dilatado (até 10 centímetros). 
  • Ocorrem contrações em intervalos regulares e cada vez menores e se tornam mais longas e mais intensas. 
  • Dor constante na parte inferior das costas, principalmente se também houver dores semelhantes às cólicas pré-menstruais. 
  • Surgimento de uma pequena mancha de sangue (secreção de muco amarronzado ou avermelhado). Se sair o tampão de muco que bloqueia o colo, o trabalho de parto é iminente; ou pode demorar alguns dias. Mesmo assim, é um sinal de que tudo está caminhando. 
  • Rompimento da bolsa, mas só se houver contrações. 
A hora de ligar para o médico

Se você achar que está na hora, não se acanhe e ligue para o médico. Eles estão acostumados às ligações de mulheres que não têm certeza se estão ou não em trabalho de parto, e que precisam de orientação.

O médico perguntará a freqüência das contrações, se você consegue falar durante as contrações e se tem qualquer outro sintoma.

É importante beber muito líquido. Alterne entre beber líquidos e descansar ou tente tomar um banho morno para acalmar as dores. E se puder descansar um pouco, será melhor para você.
Lembre-se: um bom pré-natal é essencial para a saúde do bebê, e escolher o obstetra ou ginecologista o quanto antes ajuda a construir um bom relacionamento até a hora do parto. Peça recomendações às suas amigas.
Agora é só curtir seu pimpolho, ser uma mamãe protetora, amamentar muito e ser feliz com esse presentinho que os céus nos dá!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 coisas que aprendi quando meu avião caiu

Ric Elias tinha um assento na primeira fila no vôo 1549, o avião que pousou no rio Hudson, em Nova York em janeiro de 2009. 

O que passou pela cabeça dele quando o avião desceu desgovernado? No site americano TED, ele conta sua história ao público pela primeira vez.

Veja o relato de Ric Elias sobre o acidente e leve o aprendizado para a sua vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Belo manto de névoa sobre Dubai


Fotos espetaculares mostram o efeito surpreendente de um fenômeno meteorológico raro sobre Dubai, a linda metrópole do Golfo.
A camada de densas nuvens brancas deixam os moradores e trabalhadores dos andares mais altos dos arranha-céus reluzentes da cidade sem poder ver as ruas agitadas abaixo deles.
O tapete macio de nuvens é causado pela disparidade sazonal entre as altas temperaturas durante o dia e as noites muito frias de inverno.
O nevoeiro - que flutua em torno de 30 metros acima do solo - só aparece com essa intensidade em alguns dias a cada ano, geralmente entre setembro e novembro.
O fotógrafo Shiva Menon capturou essas incríveis fotos às 7:30h da manhã no 53º andar de uma das torres da cidade. 

Ele disse: 
"Foi totalmente surreal e senti como se estivesse em uma galáxia completamente diferente. Foi tranquilo, hipnotizante e uma experiência muito calma. Uma cena muito linda."

Fonte: The sun
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Thursday, November 29, 2012

Resort tropical na Alemanha? Pode isso? Em pleno inverno?

A 60 km ao sul da capital alemã está o maior resort tropical coberto do mundo, que ademais tem a maior área mundial de floresta tropical com o cultivo de 30.000 árvores, arbustos e outras vegetações. 
 O Tropical Islands  é um resort tropical artificial instalado sob a maior cúpula autônoma do mundo, uma grande estrutura que se assemelha a um hangar enorme. Há mais números incríveis:

As dimensões deste parque aquático gigante são realmente inacreditáveis: 14 mil toneladas de aço para suportar 360 metros de comprimento, 210 metros de largura e 108 de altura, resultando em uma área total de 66 mil metros quadrados, o bastante para abrigar oito campos de futebol, e cuja altura pode cobrir tranquilamente a Estátua da Liberdade.

Com uma área de 5,5 milhões de metros cúbicos, é um dos maiores edifícios do mundo por volume e o maior salão único, sem apoio de pilares internos. Sua floresta tropical abriga plantas carnívoras, banana, café, heras, trepadeiras e outras espécimes exóticas.

A capacidade aproximada do resort artificial é de 8.000 visitantes por vez que podem desfrutar de um toboágua de 25 metros, um campo de mini-golfe, restaurantes, lojas, bares, postos de saúde, área de acampamento e uma praia artificial de 200 metros com temperatura do ar constante de 25° Celsius e da água em 28°.


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sagui pigmeu, o menor primata do mundo



O sagui-pigmeu ou sagui-leãozinho (Callithrix pygmaea) é a menor espécie de símio conhecida, medindo apenas cerca de 15 centímetros de comprimento (excluindo os outros 15 centímetros de cauda) e pesando 130 gramas, de pelagem acastanhada.

Devido à sua pequena dimensão, e seus movimentos rápidos, é muito difícil de observar na natureza. Encontrado na Floresta Amazônica, no noroeste do Brasil e em áreas da Colômbia e Equador, é tão pequeno que alguns índios o deixam no cabelo para que cate piolhos e outros bichinhos.

Esse sagui é ótimo escalador de árvores, devido a suas garras e sua longa cauda que ajuda a manter o equilíbrio. Sua alimentação consiste de frutas, folhas, insetos e seiva das árvores, que eles bebem após roer a casca com seus dentes incisivos. Usam uma variedade de sons para se comunicar uns com os outros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Incrível hotel feito integralmente de bambu em Bali - Indonésia

O Green Village combina os princípios da construção sustentável e o artesanato local, mostrando o potencial infinito do bambu. Este é um lugar único, onde as pessoas podem sentir-se em harmonia com os pernilongos a natureza.
As casas de bambu seguem os contornos do terreno onde estão construídas. Uma vista deslumbrante do rio e de florestas tropicais, fazem da residência um belo conto de fadas. Além da originalidade, conforto e luxo também estão bem presentes no projeto. 
Tudo é feito de bambu: armação de porta e janelas, escadas, mesas, cadeiras, pisos, e até mesmo os armários e as paredes. O artesanato incrível exemplifica o que é possível fazer com material renovável.
 - "Nossa visão de ser verde não foge da lógica de não causar danos e ser consciente", diz Elora Hardy, diretora criativa da Ibuku. - "Ao utilizar materiais sustentáveis e artesanato misturado com responsabilidade social, criamos um conceito de desenvolvimento único".
 Ao ver as imagens não restará dúvida sobre a beleza arquitetural e artesanal do projeto desta pousada que utiliza uma planta tropical renovável e que produz ano a ano sem a necessidade de replantio.
Além de ser um eficiente sequestrador de carbono, o bambu é o recurso natural que se renova em menor intervalo de tempo, não existindo nenhuma outra espécie florestal que possa competir com ele em velocidade de crescimento e de aproveitamento por área.
No entanto, apesar de toda versatilidade, a planta ainda é pouco utilizada no nosso país por total desconhecimento de suas espécies e aplicações e também devido à falta de pesquisas específicas desta grama arborescente que pode chegar até a 15 metros de altura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus)

É uma espécie de tatu que vive no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. Geralmente, a espécie apresenta 30 cm de comprimento, cor marrom escura e cintas móveis. Possuem a capacidade de se enrolarem no formato de uma bola. A espécie integra a lista do Ministério do Meio Ambiente de animais em extinção.
 Como a espécie não costuma cavar buraco, ela se “transforma” numa bola para se defender dos predadores como as onças e raposas. A espécie se transforma em bola ao se contorcer ocultando partes frágeis como tronco, cabeça e patas na região interior de sua carapaça que se fecha no formato esférico.
O tatu permanece como uma bola por mais de uma hora. O animal não consegue se esconder, sendo vulnerável para os predadores naturais e para a caça humana.

Fonte: Info escola

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Deserto Danakil - conhecido como o "Inferno na Terra"

Gases tóxicos, lagos cheios de enxofre que fervem a 90°C, temperaturas altíssimas, areia movediça com ácido sulfúrico e vulcões fumegantes. A descrição do Deserto de Danakil, situado no nordeste da Etiópia, não é nem um pouco convidativa. 
 Não é por menos que o local é conhecido como o “inferno na Terra”. Mas as fotos mostram que o inferno não é tão ruim assim. É lindo. É lá que fica a cratera vulcânica Dallol, pouco conhecida e raramente visitada – mas extraordinária. 
 A paisagem única é formada por montanhas de sal e enxofre, gêiseres de gases venenosos e pequenas piscinas de ácidos coloridas. As cores deslumbrantes vistas no local, como branco, amarelo, verde e vermelho, surgem devido à grande presença de enxofre, óxido de ferro, sal e outros minerais.
Embora seja muito perigoso, algumas pessoas sonham em conhecer o inferno terrestre e pagam caro por um tour. O passeio começa em Adis Abeba, a capital da Etiópia. De lá, é necessário pegar carona em uma caravana de camelos ou passar um dia inteiro viajando de carro.

 


Fonte: Hypescience
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Wednesday, November 28, 2012

Maior Trem de Chocolate do Mundo

Com 34 metros e pesando pouco mais de uma tonelada, trem de chocolate é eleito o maior do mundo.
Um mestre chocolateiro fabricou a maior estrutura já feita com o doce, que entrou para o livro dos recordes, o Guinness World Record. O maltês Andrew Farrugia apresentou na Semana do Chocolate de Bruxelas, na Bélgica, um trem que mede 34 metros e pesa pouco mais de uma tonelada. 
Segundo ele, a escultura, que tem sete vagões com varandas, janelas com cortinas e detalhes como entalhes levou 784 horas para ser feita. Um dos vagões tem até bar e restaurante, de acordo com o Huffington Post.
"Tinha essa ideia fazia um tempo e pensei em fazer um trem porque pode ser tão longo quanto quiser. No início, seria muito menor do que isso, mas eu fui adicionando vagões e chegou ao tamanho que está hoje", disse à imprensa internacional.
A obra de arte comestível foi revelada na “Semana de chocolate de Bruxelas”, na cidade capital da Bélgica, impressionando a todos com seu alto grau de detalhamento. Para construí-la, Andrew gastou nada menos que 1.250 kg do melhor chocolate belga, doados pela marca de chocolates Belcolade e levou cerca de 784 horas de trabalho duro para finalizá-lo. 
Em termos calóricos, esse trenzinho contém 6,5 milhões calorias. Andrew Farrugia teve a idéia do trem no ano passado, ao visitar Festival do Chocolate belga. 
A locomotiva inclui sete vagões modelados com base em trens modernos, enquanto os outros são inspirados em veículos mais antigos. 
Foram necessárias 25 caixas de madeira para levar o trem para a Bélgica. No caminho algumas partes de danificaram, o que obrigou Andrew a passar a madrugada consertando. O trem é composto de uma locomotiva, vagões de carga e de passageiros. Na ocasião, o representante do Guiness Book disse que embora não seja a maior escultura de chocolate do mundo, o trem de Andrew é a mais longa já feita.
O chocolateiro produziu a maioria das peças em seu país natal e muitas foram danificadas no caminho para Bruxelas, que precisaram ser recuperadas para a feira. Agora, o trem de chocolate continuará em exposição em museu dedicado ao chocolate e também ao dedicado ao transporte ferroviário, ambos na Bélgica.


Fonte: Terra  Mundo Gump

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...