Wednesday, October 31, 2012

Os 20 Maiores Mitos sobre computadores

1. Faz mal ao computador ter ímãs colados no gabinete da CPU. 
VERDADEIRO. ''Imãs colados no gabinete da CPU podem afetar o HD, onde os dados são gravados magneticamente. Na verdade esse é o maior problema dos imãs''.Gladiador.
 
2. Empurrar o CD com o dedo para inserí-lo na CPU é prejudicial ao equipamento.  FALSO. Nada a ver. Nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Foi feito exatamente para isso.


3. Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento.
VERDADEIRO. Estragam as trilhas metalizadas que estão embaixo das teclas. Podem criar um curto-circuito e queimar.

4. É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele.
FALSO. Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância. É muito pior ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios) porque pode haver o risco de ter interferências entre os computadores.

5. Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desligá-lo e voltar a reiniciar.
FALSO. Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desligá-lo um momento para que descanse, seguindo a lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Eles foram criados para isso.

6. Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso.
FALSO. Ao ligar não consome tanto como para superar as horas de funcionamento. Ao desligar poupa-se energia e se permanecer ligado gasta, como qualquer outro eletrodoméstico.

7. Faz mal ao computador ter algum celular por perto.
FALSO. Sem problema algum, no máximo um ronco provocado pela interferência de uma chamada.

8. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar.
VERDADEIRO. É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a ligá-lo. 10 segundos deve ser o suficiente.

9. Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD.
FALSO. A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover a CPU. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso. Mas é lógico que você não vai sair por aí dando porrada no equipamento, né?

10. Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso.
VERDADEIRO. Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta num mesmo lugar.

11. Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plugue do computador da tomada.
VERDADEIRO. Deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável retirar os cabos do telefone e da alimentação do modem para que não queimem com a descarga de raios.

12. Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico.
VERDADEIRO. Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastante forte que pode sim fazer mal a retina.

13. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada.
FALSO. Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais tem proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

14. Ao desligar o computador convém também desligar o monitor.
FALSO. Outra vez, tanto faz. Ao desligar a CPU, o monitor fica num estado em que consome muito pouca energia (pouca coisa mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo.

15. Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre a CPU.
FALSO. Lógico, nada do que é colocado sobre a CPU pode ser afetado ou avariado, a não ser que esteja úmida e a água possa chegar ao equipamento.

16. O computador nunca pode ficar ao sol.
VERDADEIRO. Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

17. Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta.
VERDADEIRO. Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha 20 Gb livres, se for menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será lento.

18. Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina.
VERDADEIRO. Deve ser selecionada a opção 'Retirar hardware com segurança' antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB.

19. Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento.
VERDADEIRO. Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada na tela, e quanto mais ícones, mais tempo.

20. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD.
VERDADEIRO. O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção 'Desligar o Computador', todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar. 


Fonte: Misturinha 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 passos para ganhar a vida fazendo o que gosta



Tem muita gente que adora o que faz e é apaixonado pela própria carreira, mas também tem muita gente que está preso a um emprego que não gosta ou pelo menos que não os motiva. Trabalhar fazendo o que você adora é bom para você e para seu empregador, sem dúvida. Mas como transformar o sonho em realidade? Veja estas 10 dicas para transformar sua paixão em carreira:

1 – BUSCA ESPIRITUAL

Para ganhar a vida fazendo o que gosta, é preciso primeiro gastar um tempo pensando sobre o que te traz prazer.
Para isto, pense no assunto e descubra quais são as coisas que você gosta de fazer, incluindo o máximo de detalhes e informações específicas que for possível, sem categorizar em uma carreira ou indústria específica.
Somente depois de ter uma lista do que você gosta de fazer, você deve pensar nas carreiras que se encaixam nesta lista.

2 – SEPARE UM TEMPO PARA FAZER ACONTECER

Uma vez determinadas as paixões que você gostaria de transformar em carreira, é importante tomar os passos necessários para transformara a ideia em realidade.
Agende um tempo para elaborar o plano que vai te levar lá, e escreva esse plano, mesmo que ele seja detalhado em pequenos passos.

3 – DESCUBRA COMO LUCRAR COM SUA PAIXÃO

Para transformar algo que se adora em um negócio, é preciso determinar como se faz dinheiro com isto.
Gaste algum tempo coletando ideias, olhe para sua paixão de diversos ângulos, com a sua perspectiva, a perspectiva do comprador, a perspectiva do usuário final e a perspectiva da audiência. Por exemplo, pessoas que amam arte podem financiar sua paixão de diversas formas, como ensinando arte, trabalhando em uma galeria ou fazendo arte.

4 – CONVERSE COM QUEM JÁ FEZ O QUE VOCÊ QUER FAZER

Encontre alguém que faz aquilo que você adora, por exemplo, algum empreendedor que esteja trabalhando na sua área de interesse.
Conversar com alguém que já está no mercado e que tem a mesma paixão que você lhe permite descobrir os revezes que lhe esperam, o que vai lhe ajudar a descobrir como criar um modelo de negócio.

5 – CERQUE-SE DE PESSOAS QUE O APÓIEM

Quando você abandonar o seu emprego atual e mudar de vida, vai precisar de pessoas para lhe apoiarem e encorajarem, principalmente por que muita gente não gosta de mudanças, vai se assustar e acabar contribuindo para tentar lhe segurar no passado.
O apoio de amigos fará com que você se sinta menos sozinho, e muito mais corajoso.

6 – SEJA DESTEMIDO

Criar uma carreira pode ser um projeto assustador, mas você não pode ter medo de mergulhar de cabeça.
Muitas pessoas têm medo de tentar fazer o que adoram por terem receio de não serem bons ou de cometerem um erro, ou até de não estarem prontos. O caminho é tentar e, quando e se cometer um erro, simplesmente prosseguir.

7 – NÃO FIQUE ESPERANDO

Quanto mais tempo as pessoas esperam para fazer do que gostam uma carreira, menos provável que algum dia elas venham a fazer isso.
É preciso ter espírito empreendedor e agir rapidamente. Abra o negócio que você está sonhando agora porque, quanto mais velho você fica, menos riscos você estará disposto a tomar.

8 – ESTUDE

Antes de se arriscar, quem está interessado em trocar de carreira precisa ter algumas aulas ou uma instrução profissional sobre indústria que quer entrar. Desta forma, as pessoas podem se certificar de que tal carreira realmente é para elas.
O investimento em cursos e treinamento também serve para medir o talento e perseverança.

9 – NÃO TENTE FAZER TUDO SOZINHO

A maioria pensa que fazer algo que gosta exige iniciar seu próprio negócio, mas nem sempre este é o caso.
Um caminho mais fácil é encontrar uma empresa, companhia ou projeto que já faça algo que você adora, e tentar um emprego lá. Não tenha medo de “começar por baixo”.

10 – TENHA PACIÊNCIA

Quem está perseguindo seu sonho tem que estar preparado para os problemas iniciais que certamente virão.
É preciso ter paciência, já que pode levar algum tempo entre o início do novo negócio e o esperado lucro que lhe permitirá abandonar o emprego que você não gosta

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por que as pessoas adoram brigar na internet?

Você provavelmente já viu (ou, quem sabe, já começou) discussões “acaloradas” em seções de comentários de sites ou em redes sociais. No ambiente virtual, muita gente gosta de “soltar os cachorros” e expor seus pontos de vista com sarcasmo e agressividade. Para alguns especialistas, a prática não apenas faz pouco sentido, como também pode atrapalhar o convívio social cara-a-cara.
 
  “Ter uma forte experiência emocional que não acaba de modo saudável não pode ser bom para você”, diz o professor de psicologia Art Markman, da Universidade do Texas em Austin (EUA).

Fundamentos da discórdia
Ele apontou algumas possíveis razões por trás das brigas virtuais. O primeiro seria o anonimato – mesmo quando usamos perfis reais, muitas vezes o “adversário” provavelmente nem nos conhece direito. O segundo fator seria a distância, que deixa as pessoas mais à vontade para brigar. Por fim, é mais fácil “destilar veneno” com escrita do que com a fala – há séculos já era comum as pessoas publicarem artigos ou cartas em jornais atacando seus adversários.
 
Além da agressividade, outro elemento impressionante em alguns debates virtuais é o tamanho dos comentários. Como as brigas não acontecem exatamente em tempo real, a pessoa tem mais tempo para pensar e dar uma resposta – e, ao invés de se acalmar, muitas vezes acaba “refinando” a agressividade.
Para o professor de Ética em Jornalismo Edward Wasserman, da Universidade de Washington e Lee (EUA), há maus exemplos na mídia que reforçam esse tipo de comportamento – em artigo recente, ele cita apresentadores de televisão dos Estados Unidos famosos por seu estilo agressivo. “As pessoas, de modo compreensível, concluem que a ira é a linguagem da política e que é assim que se discutem ideias públicas”, escreveu Wasserman.

Como manter a cabeça no lugar
Embora a internet ajude a criar contato entre pessoas que, de outra maneira, jamais se conheceriam, ela muitas vezes não dá suporte a certos elementos fundamentais da comunicação, como os gestos, o tom de voz e o contato visual.
“Quanto maior a distância do diálogo cara-a-cara, em tempo real, mais difícil é se comunicar”, apontou Markman. Ele acredita que a mídia não deveria reforçar a ideia de que agressividade é boa para discussões. “Mesmo que alguém exponha uma ideia legítima, se usar um tom agressivo, está ferindo a natureza da discussão e incentivando outras pessoas a responder da mesma forma”.

Para os usuários “esquentados”, ele sugere que criem o hábito de debater ideias pessoalmente – o que incentiva o exercício da paciência na hora de expor pontos de vista. Se eles praticarem isso, terão mais facilidade para dialogar no meio virtual sem depender de “veneno” para dizer o que pensam.

Fonte: hypescience

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A ciência comprova que mulheres são melhores em fazer várias tarefas ao mesmo tempo

“Todos nós já ouvimos histórias de que tanto os homens não podem exercer várias tarefas ao mesmo tempo ou que as mulheres são excepcionalmente boas nisso, mas não parecia existir qualquer evidência empírica para isso”, conta o psicólogo da Universidade de Hertfordshire responsável pela pesquisa, Keith Laws.
 Os pesquisadores enfim descobriram que quando mulheres e homens trabalham em um número de tarefas simples – como procurar uma chave ou resolver contas simples de matemática – ao mesmo tempo, as mulheres superaram os homens significativamente. Os cientistas acreditam que os resultados mostram que as mulheres são mais capazes de refletir sobre um problema, enquanto continuam desempenhando seus outros compromissos rotineiros.

Durante a pesquisa, foram dados oito minutos para 50 estudantes do sexo masculino e 50 do sexo feminino para que eles executassem três tarefas ao mesmo tempo: resolver problemas simples de matemática, encontrar restaurantes num mapa e desenhar uma estratégia de como eles iriam procurar uma chave perdida em um campo imaginário.
Enquanto as mulheres eram capazes de fazer bem todas as três atividades ao mesmo tempo, os homens se davam pior no planejamento para procurar a chave. “Espera-se que homens tenham uma melhor consciência espacial do que as mulheres, mas a tarefa da chave também requer planejamento e algum tipo de estratégia”, explica Keith Laws. “E é aí que os homens se atrapalham. Isso mostra que as mulheres são melhores em refletir sobre o problema por um momento e aí sim agir”, completa.

Fonte: hypescience
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cavernas com lagos e rios subterrâneos

Mellisani Caves - O lago subterrâneo se encontra na caverna Mellisani, em Sami na Grécia. Na mitologia grega, o Melissani  era a gruta das ninfas.
A caverna possui um céu azul, rodeada de árvores e florestas, com uma água cristalina refletindo a cor do céu. Com certeza um lugar belo e mágico!
 Lechuguilla Cave - A caverna Lechuguilla está localizada no Parque Nacional das cavernas Carlsbad, Novo México. É a quinta maior caverna do mundo, com 193 km de comprimento e 489 metros de profundidade, tornando a  mais profunda dos Estados Unidos e  do continente
norte-americano.
 Porém, são os formatos de suas estalactites e estalagmites e uma bela piscina natural, que chamam atenção com candelabros naturais formados há milhões de anos. O acesso à gruta ainda é limitado aos cientistas e pesquisadores.
 Cenotes Macan ché - Este lago subterrâneo está localizado próximo de Macan Che, na península Yucatán no México.
 É um lugar sagrado, considerado como presente dos deuses pelos maias.Suas incríveis formações se assemelham a uma cachoeira transformada em pedra.
Banff Cave - Essa linda caverna está localizada no Parque Nacional de Banff, na cidade de Banff  em Alberta, no Canadá.
Por sua importância e significado histórico, foi designada como sítio histórico. Mais um lugar incrível, um capricho da natureza.
Lake Cave - Esta caverna está localizada no oeste da Austrália. As formações rochosas nos surpreendem com sua beleza.
Descoberta em 1867, a atração é uma enorme calcita que pesa mais ou menos 5 toneladas, e parece estar pendurada no teto, desafiando a gravidade, pairando acima do lago.
Fonte:bocaberta


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tuesday, October 30, 2012

Porque nos apaixonamos?

Paixões sentidas na pele, na carne, como fogo ardente... 
Paixões que mudam o rumo de nossas vidas, e que há uma entrega total, um abandono de si mesmo nas mãos do outro. Paixões em que se perde a consciência de perigo e a noção de limites. 
Quando nos apaixonamos, nos sentimos como se estivéssemos a dois passos do paraíso. 
Quando amamos, tudo ao nosso redor muda de valor. No estado de paixão, sentimos a compulsão de negar tudo o que somos, ou já fomos, em troca da experiência extasiante de estar a sós com o outro, de mergulhar em seu ser. Sentimos uma fome sensual, de intimidade de reciprocidade insaciável. 
Para os amantes, o tempo sempre é curto demais 
Mas os estudos mostram que paixões vividas, não apenas sonhadas, duram de dezoito a trinta meses. Como a vida pode fazer uma brincadeira dessas conosco? Nos leva até o paraíso em prazo tão curto e em seguida nos joga de volta à realidade? Ninguém pode viver permanentemente em estado de paixão. O corpo e a mente humanos não suportariam por tempo indefinido esse clima de constante expectativa, de enorme antecipação.
                                  Não se deve medir o tempo em que se ama.
Só o tempo cronológico pode ser gravado, cronometrado. O tempo subjetivo, não. Todos nós temos um relógio interno que nos diz quanto amamos e em que intensidade. Momentos de prazer, música, ruídos, gestos de ternura, pedaços de conversas, essas coisas não se medem, não têm preço. 
Com o tempo a  paixão dá lugar ao amor e nos transformamos em companheiros
Ser companheiro, segundo os terapeutas, significa "compartilhar os momentos culminantes de toda uma vida, bem como os altos e baixos da existência cotidiana, ser incluído e trazido para o mundo privado dos sentimentos, desejos e temores do outro importar-se e inquirir sobre o crescimento do outro, seus triunfos e frustrações, sentir empatia com o seu modo de ser e de receber sua atenção.
 O que faz uma mulher gostar de um homem?
Mais do que isso, o que transforma a paixão de uma mulher por um homem em amor? A admiração que ela tem por ele. Essa admiração pode ser de várias formas e intensidades. Ele pode ser um excelente profissional. Ou pode ser um grande artista. Ou pode ser um ótimo pai. Ou pode ser uma pessoa íntegra, a admiração é o segredo da paixão e do amor duradouro..
O que faz um homem se apaixonar por uma mulher?
A atração. Atração física, sim, mas não só isso. Essa atração pode existir em vários níveis, sexual, sensorial, emocional; o que o homem precisa é se sentir atraído. É claro que a admiração que tem por ela como pessoa, como profissional,como mulher em sí, é o ponto chave, mas ele tem que sentir atração para querer voltar sempre àquela mulher, querer mantê-la sempre próxima, querer a presença dela na hora de dividir o sono. A atração é a preliminar do desejo.

Eles se apaixonam intensamente....
Com certeza um dos principais sinais que comprovam que um homem está apaixonado é o pensamento intenso em sua “amada”, em qualquer período do dia ou da noite, sendo que se possível, pensa 24 horas.
Um cheiro, uma música: A grande maioria dos homens possui pelo menos uma música ou cheiro que o faz lembra-se da garota, no qual ao tocar a determinada música no rádio, aquele momento se torna muito especial misturado com o pensamento nela.
"Se você conheceu um homem apaixonado, verdadeiramente apaixonado, você conheceu o que há de melhor nesse mundo"

                                               Olhando nos olhos do ser amado....
sobre a luz de velas numa mesa posta para dois, o ser humano pode pensar que ele ou ela se elevou acima do modelo de existência da sobrevivência-do-mais-apto; porém, na verdade, este "um degrau acima" é apenas a maneira da natureza expressar  aquele impulso.
 Dois seres humanos se cortejando são essencialmente o mesmo que duas abelhas cortejando uma à outra
Uma abelha zumbe de certa maneira ou excreta um determinado cheiro, mas estas são táticas para fazê-las acasalar e produzir descendentes. Pela mesma ótica, os equipamentos da sexualidade humana, o romance, as flores, a música, a luz do luar, são na verdade a maneira da natureza de juntar duas pessoas.


Viva o amor! apaixone-se! viva intensamente...




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Algumas das criaturas mais venenosas

Sea Wasp, também conhecida como água-viva caixa ou vespa do mar. Comum nos mares da Austrália. Ela Apenas nada seguindo a corrente, e seus tentáculos invisíveis se espalhando ao redor até que um desavisado peixinho (ou humano) encoste neles. A ação do veneno é rápida mata um adulto em 45 segundos.
Polvo de anéis azuis é um dos bichos mais venenosos que habitam os oceanos. Pequeno, com o tamanho de uma bola de golfe, esta criatura bonita com anéis azuis quase luminosos em seu corpo mata um humano adulto com extrema facilidade e rapidez.  Em três minutos você está paralisado e incapaz de respirar.
Marbled Caracol Cone pode ser parecido com um belo pedaço pequeno de cone de mármore cor em forma, mas é uma das criaturas mais mortais do planeta. Uma única gota de veneno extremamente tóxico de marmoreado Caracol Cone pode se tornar uma causa de morte de 20 seres humanos.
I
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parque Nacional de Skaftafeli – Islândia

O Parque Nacional Skaftafell localiza-se entre Kirkjubæjarklaustur e Höfn, no sul da Islândia. Não parece uma caverna mágica debaixo do mar? Só a Islândia para ter algo tão diferente e fabuloso assim!
Na Islândia, é possível admirar paisagens incríveis em muitos lugares. Dá até para dizer que elas te perseguem enquanto você caminha!
Esta área, que é um anexo do Parque Nacional de Vatnajökull desde 2008

E um lugar onde dá para se maravilhar com algumas das paisagens mais bonitas da Islândia e passar ótimos momentos é o Parque Nacional de Skaftafell.
Tem muitas atrações: uma grande área para camping, aberta de maio a setembro, clima agradável durante todo o ano, e vistas magníficas como a oferecida pela cachoeira Svartifoss
A geleira que tem o nome com o qual o parque foi batizado e um bom número de trilhas para caminhadas, algumas bastante acessíveis para os esportistas amadores.

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?

Você já tentou fazer cócegas no próprio corpo? Se a resposta for positiva, você deve saber que é impossível dar risada com as cócegas feitas por você mesmo. E porque isso acontecesse? Isso acontece porque as cócegas são processos neurológicos, físicos e também um sistema de autodefesa do corpo.

O nosso cérebro emite um sinal de alerta e o corpo responde no mesmo minuto. Segundo o cientista Charles Darwin, as cócegas provocam risos através da antecipação do prazer. Então, mesmo que você saiba que alguém vai lhe fazer cócegas, o medo e a aflição fazem com que você dê risada.

A maior parte das pessoas tem um ponto do corpo em que sente mais cócegas. Para alguns, é na planta dos pés, para outros é atrás do pescoço e alguns tem bastante sensibilidade na região das costelas. Rir quando alguém nos faz cócegas é um reflexo natural. Cientistas descobriram que a sensação que temos quando nos fazem cócegas é de pânico e é uma espécie de defesa natural.

Essa sensação nos coloca em estado de pânico e desencadeia uma reação de riso incontrolável se uma pessoa estiver nos fazendo cócegas. O momento que você menos espera as cócegas é aquele que vai fazer você se sentir extremamente aflito e em pânico, levando a uma intensa sensação de cócegas. Mesmo que você saiba que alguém vai lhe fazer cócegas, o medo e a aflição fazem com que você ria.

Pesquisas mostram que o cérebro é treinado para saber o que sentir, mas se nós pensarmos e tivermos a intenção de fazer cócegas em nosso próprio corpo, o cérebro antecipa esse contato e se prepara para recebê-lo, eliminando as sensações de surpresa, desconforto e pânico. Assim, o corpo deixa de responder da mesma forma que responderia se outra pessoa ameaçasse nos fazer cócegas. Mas existem aquelas exceções que conseguem fazer cócegas nele mesmo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Monday, October 29, 2012

Veja os tipos de Óleos mais Saudáveis

Existem diversos tipos de óleo e cada um tem uma função específica na  saúde e na cozinha. Alguns óleos não podem ser aquecidos e outros quanto menos tempo no fogo, traz menos malefícios à saúde. Mas antes de conhecer o campeão do óleo mais saudável saiba um pouco mais sobre o que é um óleo e como ele é transformado a partir dos vegetais.
Óleos são basicamente formados de ácidos graxos poliinsaturados, alguns desses ácidos graxos trazem muitos benefícios a nossa saúde, como no caso do ômega-3 e ômega-6, mas essa substância é facilmente oxidada (óleo rançoso) por causa do calor ou da luz do sol o que pode piorar a ocorrência de radicais livres e aumento do colesterol ruim (LDL).
Os óleos vegetais são extraídos de sementes oleaginosas como o milho, gergelim, soja, girassol e muitos outros. Esse processo de extração é feito por diversas etapas como a prensagem, que como o nome já diz, prensa os grãos para que o óleo seja extraído, mas existem dois tipos de prensagem a frio e quente, sempre prefira os óleos prensados a frio, pois eles contêm menos impurezas e menor nível de gorduras saturadas. Depois dessa extração o óleo é filtrado, refinado e todas as impurezas são retiradas. Vale lembrar que os lipídos fornecem mais calorias que os outros alimentos.

POLI-INSATURADAS: Derrubam o colesterol ruim, os triglicérides e a pressão arterial, beneficiando o coração.
Fonte: peixes oleosos, como salmão e sardinha, além de óleos vegetais.

MONOINSATURADAS: As evidências também apontam que elas reduzem o risco cardíaco.
Fonte: abacate, azeite, linhaça e óleos de canola e de milho.

SATURADAS: Estão associadas ao aumento do colesterol ruim, entupimento das artérias e doenças do coração.
Fontes: embutidos, carnes gordas, leite e derivados integrais.
 

TRANS: Essa gordura é um perigo, aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom, aumenta o acumulo de gordura visceral. Portanto, fique de olho no rótulo.
Fontes: Produtos industrializados (bolacha, salgadinhos, produtos prontos, etc)
 


Funções das gorduras no organismo

-  Fornecer a maior quantidade de calorias por grama;
-  Transportar vit. lipossolúveis ( A,D,E e K)
Melhorar a palatabilidade dos alimentos
Diminuir o volume de alimentação; 
-  Aumentar o tempo da digestão;  
Fornecer ácidos graxos essenciais 

Na indústria a  gordura é utilizada pela propriedade de textura. Promove maciez ao alimento.

Por isso, as melhores dicas são:
  • Guarde os óleos longe da claridade do sol e em local fresco.
  • Use sempre o óleo em poucas quantidades
  • Evite ao máximo aquecer os óleos. Caso precise refogar algum alimento, comece com água e só depois acrescente o óleo.
  • Evite exageros, porque, afinal, óleos são gorduras e possuem muitas calorias.
  • Evite ao máximo as frituras por imersão. 

Agora veja os campeões saudáveis dos óleos:
  
10º lugar – Óleo de milho: contém ômega-3 e 6, mas é o óleo com maior quantidade calórica. É muito utilizado na preparação de alimentos assados.

 9º lugar – Óleo de soja: contém ômega-3, 6 e vitamina E. Antiinflamatório, bom para o coração e sistema nervoso.

 8º lugar – Óleo de girassol: contém o ômega-3, 6 e 9, mas em médias concentrações, é rico em vitamina E e gorduras monoinsaturadas. É ideal para o preparo de conservas

 7º lugar – Óleo de amêndoa: é rico em ômega-7 e 9. Melhora a saúde da pele e é muito utilizado como uma especiaria no preparo de saladas e em outros alimentos que não são aquecidos.

 6º lugar – Óleo de gergelim: contém ômega-3, 6 e 9. É rico em nutrientes antioxidantes e impede a ação dos radicais livres. Usado cru no preparo de saladas e principalmente em especiarias orientais.

 5º lugar – Óleo de amendoim: é o óleo mais indicado para frituras, já que não sofre grandes modificações com o aquecimento. É rico em ômega-3.

 4º lugar – Óleo de canola: contém ômega-3 e 6 numa proporção de dois para um. É o mais indicado para quem possui problemas cardíacos. É mais indicado para cozimento e consumo cru.

 3º lugar – Óleo de linhaça e linhaça dourada: rico em ômega-3, 6 e 9 nas proporções ideais para o nosso organismo. Auxilia na redução do colesterol, triglicerídeos e age como antiinflamatório.

 2º lugar – Óleo de coco: é rico em antioxidantes, ômega-6 e 9, ácidos graxos, vitamina E e ácido láurico. Pode ser utilizado em altas temperaturas porque não sofre grandes transformações.

 1º lugar – Azeite de oliva: Tem um alto teor de gorduras monoinsaturadas, vitamina E e ômega-9. É excelente para melhorar as funções digestivas protegendo as mucosas do estômago e do intestino, além de ser o melhor tipo de óleo para a saúde do coração, para a redução dos níveis de colesterol LDL, manutenção do colesterol HDL e ter uma alta atividade antioxidante. O único defeito do azeite é que ele não pode ser aquecido em hipótese nenhuma.

IMPORTANTE: apesar de serem benéficos a saúde todos os óleos são gorduras e apresentam muitas calorias 9 kcal por ml, por isso NUNCA exagere no consumo desses óleos e evite ao máximo esquentá-los para que os benefícios sejam ainda melhores. Óleo nenhum faz milagre, ele auxilia na saúde corporal aliado com atividade física e boa alimentação.Evite frituras em imersão.



Fonte: NutriçãoeAssuntosDiversos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

República de Palau – Micronesia - Oceano Pacífico

De longe, Palau é um dos mais belos e exóticos rincões do planeta.  O mar cristalino,  as rochas cobertas de vegetação, tantas ilhas que é impossível contar. Parece até 3d, mas é real.
A República de Palau é um pequeno país insular da Micronésia, no Oceano Pacífico, entre os mares das Filipinas a oeste, Indonésia e Papua-Nova Guiné a sul e Estados Federados da Micronésia a leste.
Pequenas ilhas rochosas com formatos inusitados parecem flutuar sobre o Oceano, forradas por matas de tal beleza que parecem ter sido criadas pela mente de um artista.
Os habitantes de Palau distinguem-se por serem bons construtores de canoas. Destacam-se na arte do tecido, onde utilizam elementos naturais, e na escultura.
 A dança é uma das expressões típicas tradicionais, aliás, quanto à música, ela conta com um menor número de instrumentos musicais. Destacam-se a flauta e o búzio marinho.
As manifestações culturais em Palau são mais singelas, talvez pelo pequeno território ou pelo fato de constituir uma encruzilhada de caminhos. E não menos impressionante são as paisagens subaquáticas, onde recifes de corais abrigam as mais diversas espécies de peixes, octópodes e crustáceos, permitindo mergulhos inesquecíveis.
Do "inocente" snorkeling até os perigosos mergulhos nas cavernas e "Blue holes" das ilhas Rochosas do arquipélago.
Tem clima tropical com temperatura média anual de 27°C. As chuvas ocorrem durante todo o ano, com média anual de 3800 mm. A humidade média é de 82%. Os tufões são raros em Palau.
Este lago de água salgada, que do alto parece bem comum, é ligado ao oceano através de canais subterrâneos inexplorados. Somente snorkel e nadadeira são permitidos. Mergulho com cilindro jamais
Abriga milhões de Águas-Vivas Douradas, inofensivas ao ser humano, que ficam em permanente movimento em suas águas superficiais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...