Sunday, December 9, 2012

Porto Alegre - A capital Gaúcha

Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna. Essa é Porto Alegre, uma terra de muitos elogios e adjetivos. Com 1.4 milhões de habitantes, a cidade ferve em todos os sentidos. Possui uma vida cultural e noturna intensa, além de uma estrutura excelente tanto para o turismo quanto para eventos.
A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos.

Entre seus maiores destaques está a gastronomia, com seu tradicional churrasco de temperos e sabores exclusivos. É também o ponto de partida para muitos outros roteiros do estado, como a rotas de sol e de praia, cidades históricas, ecoturismo e turismo de aventura, cidades românticas na Serra... enfim, estar em Porto Alegre é, essencialmente, ter opções de lazer, turismo e eventos!

Vejam aqui alguns desses atrativos:
Parque Farroupilha / Brique da Redenção
Tradicional ponto de encontro dos porto-alegrenses, o Parque Farroupilha, popularmente chamado de Redenção, é uma grande área verde próxima ao Centro. Tem minizôo, parque de diversões, quadras de esportes, áreas de caminhadas e lazer, lago e mercado. Aos domingos, das 9h às 17h, a Rua José Bonifácio, uma das vias que ladeiam o parque, abriga o tradicional Brique da Redenção, com feira de artesanato, antiguidades e produtos naturais. O local reúne todas as tribos, seja para compras ou para um bate-papo regado a chimarrão. Entre as avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa.
Mercado Público
Além da beleza da arquitetura do Século XIX, o Mercado Público é um centro de compras de alimentos em geral, produtos típicos, temperos, erva-mate para o tradicional chimarrão e de artesanato. Avenida Júlio de Castilhos / Avenida Borges de Medeiros / Largo Glênio Peres. Segunda a sexta, 7h30 às 19h30; sábado até 18h30. Acesso aos bares e restaurantes até as 24h.
Centro Histórico
O Centro de Porto Alegre reúne dezenas de prédios históricos, entre os quais se destacam o Mercado Público, o Chalé da Praça XV, a prefeitura (em cujo interior se encontram esculturas, quadros e vitrais vindos da França em 1869) e o conjunto arquitetônico em torno da Praça da Matriz – a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini (sede do governo estadual), o Museu Júlio de Castilhos, o Teatro São Pedro e o Solar da Câmara.
Prefeitura de Porto Alegre

Usina do Gasômetro
Antiga usina localizada à beira do lago, transformada em centro cultural. Sua chaminé destaca-se em meio à paisagem moderna do Centro e integra os principais cartões postais da cidade. Abriga exposições, cinema, teatro, palestras e shows. Funciona como uma das sedes da Bienal do Mercosul e recebeu eventos do Fórum Social Mundial. O terraço oferece bela vista. Av. Presidente João Goulart, 551, às margens do Guaíba.
Passeio pelo Guaíba
Passear de barco pelo rio Guaíba é um ótimo jeito de conhecer a natureza gaúcha em plena cidade de Porto Alegre. 
O passeio pode ser feito de dia ou de noite e as saídas programadas em diversas opções de embarcações, oferecem toda infra-estrutura.
Casa de Cultura Mario Quintana
Além da belíssima arquitetura do prédio centenário em estilo neoclássico, onde funcionava o Hotel Majestic, última morada do poeta Mario Quintana, a Casa de Cultura abriga espaços de eventos, bibliotecas, teatros, salas de leitura, discoteca pública, auditórios, o quarto do poeta mantido como ele o deixou, galerias, museus, oficinas de arte e cafés. O Café Concerto, no 7º andar, proporciona uma bela vista da cidade com o Guaíba ao fundo. Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro. Horário de funcionamento: de Terça a Sexta das 9h às 21h. Sábado e Domingo das 12h às 21h.
Caminho dos Antiquários
O Caminho dos Antiquários é um shopping a céu aberto. Um passeio cultural no berço da cidade e onde se concentram cerca de 20 lojas de antiguidades. A arquitetura no Caminho dos Antiquários é tipicamente do início do século passado e abriga, além dos antiquários, butiques, estacionamentos, cafés, serviços, lazer, bares e restaurantes.


Fonte do Texto: JornalismodeTurismo
Imagens: Google imagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...