Thursday, December 20, 2012

Por que às vezes o corpo tem um espasmo violento quando estamos pegando no sono?

Sabe aquela sensação de estar caindo, logo quando você está pegando no sono? Esse fenômeno é conhecido como espasmo hípnico, e por enquanto, só existem teorias para o explicar. O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa. 
Mioclonia é um termo que se refere a contrações repentinas, curtas, incontroláveis e involuntárias de um músculo ou grupo de músculos. Por conta disso, esse fenômeno também pode ser chamado de “puxão mioclônico”. Geralmente, ocorre em estágios mais leves do sono, muitas vezes no momento em que estamos adormecendo.  

Algumas pessoas o descrevem como uma sensação nítida de que se estar caindo, ou perdendo o equilíbrio, o que nos leva a acordar assustados, enquanto outros o descrevem como um “choque elétrico” percorrendo o corpo.  Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada.

 Poucas pesquisas já foram feitas sobre o assunto, mas uma teoria sugere que o espasmo é resultado do relaxamento dos músculos. De qualquer maneira, se você estiver pegando no sono e for acordado repentinamente pela sensação de estar caindo ou levando um choque, não se preocupe; é uma parte normal do processo de sono e não representa qualquer perigo real

Fonte: Hypescience

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...