Friday, December 28, 2012

Pássaro Martim Pescador

Considerado um dos pássaros mais coloridos do mundo, o martim-pescador é também um exímio pescador. Os olhos dele são capazes de enxergar bem fora e dentro d’água e evoluíram de forma que conseguem manter o foco em ambos os ambientes.
 Graças à sua perfeita aerodinâmica, o pássaro martim-pescador é capaz de buscar um peixe com um mergulho de apenas dois segundos. É um caçador altivo e muito rápido, capaz de atingir mais de 25 km/h em um só ataque. 
 É muita velocidade para uma ave de pequeno a médio porte. As menores têm em torno de 10 cm de comprimento e as maiores da espécie não passam de 46 cm. Estas aves estão, no entanto, seriamente ameaçadas pela redução de habitat, poluição dos rios e envenenamento por pesticidas.
 Entraram na lista dos animais vulneráveis ou em perigo da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN ou International Union for Conservation of Nature, em inglês), organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais.
 O martim-pescador também é conhecido como guarda-rios ou pica-peixe, nomes comuns dados às aves coraciformes pertencentes às famílias Alcedinidae, Halcyonidae e Cerylidae. No total, o grupo inclui 91 espécies, classificadas em 18 gêneros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...