Sunday, December 16, 2012

Pais divorciados: veja os erros mais comuns cometidos com os filhos

Passar por um divórcio não é tarefa fácil para ninguém, no entanto, quando o casal tem filhos, a história pode se complicar. Isso porque pais e mães costumam cometer alguns erros comuns, o que pode acarretar problemas na vida adulta dessas crianças. 
Por isso, o site Your Tango listou os 5 mais comuns. Veja:

1. Não colocar as crianças em primeiro lugar: muitos casais dizem que estão colocando os filhos em primeiro lugar, mas, a verdade é que estão usando-as para conseguirem o que querem. Em alguns casos, os pais até falam mal "do outro lado" para as crianças ou as usam para mandar recados ao ex-parceiro.

2. Não ajudar as crianças em momentos difíceis: infelizmente, é normal que os pais não sentem com seus filhos para conversar sobre como eles estão se sentindo. Ter conversas e diálogos honestos com as crianças pode ajudá-las a se sentir melhor ou até amenizar tristezas que não estão sendo expressadas. É importante para as crianças expressarem o que sentem para que os pais possam trabalhar nisso. Se isso não acontecer, a raiva e confusão que eles sentem podem ser colocadas para fora de maneiras destrutivas.

3. Não aprender como se comunicar um com o outro: é comum os divorciados agirem na defensiva quando estão se comunicando. E esse tipo de atitude irá gerar apenas ressentimento mais para frente. Além disso, pode influenciar as crianças de uma forma negativa, como um mau exemplo.

4. Se prender à raiva e ressentimentos: algumas pessoas divorciadas preferem estar certas do que deixar a raiva e o ressentimento para trás. Esses sentimentos irão machucar não apenas a eles, mas também às crianças, criando um ambiente muito vulnerável para que elas se desenvolvam. Em alguns casos, essa atitude leva mães e pais a proibir o outro de ver seus filhos.

5. Não procurar por ajuda: é comum pais divorciados não quererem procurar ajuda especializada para superar os obstáculos de uma separação. E, muitas vezes, costumam até contar com as crianças para passar pela situação, o que não é justo. A responsabilidade dos pais é cuidar de si mesmo para estar bem para cuidar dos seus filhos.


Fonte: mulher.terra


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...