Friday, December 14, 2012

O Exótico Sapo Tomate

Originalmente, o Sapo Tomate veio de Madagascar. Ele é nativo da costa do nordeste de Madagáscar na Baía Antongil. O nome foi dado para o sapo porque ele é da cor vermelha brilhante muito bonita. 
Existem quatro espécies diferentes na família do Sapo Tomate. Elas são as seguintes, sapo tomate de Madagascar, falso sapo tomate, sapo tomate e sapo Tomate marrom das Filipinas. Quando ele está ameaçado ele incha o corpo. Ao ser pego por um predador ele segrega uma substância espessa, que emperra a sua boca e prejudica os seus olhos. Isso faz com que o predador solte o sapo para que ele possa recuperar a sua visão.
Existem alguns casos em que a toxina pode causar reações alérgicas nos seres humanos. Ela não vai matar um ser humano, mas é muito desagradável. O sapo tomate, porém, só vai secretar a toxina quando ameaçado, portanto não fique muito perto dele. O sapo tomate está na lista de espécies ameaçadas. Eles são noturnos por isso não são muitas vezes vistos pelos humanos.
É na estação das chuvas que eles se reproduzem. Eles se reproduzem em pântanos, poços rasos, valas de drenagem e, por vezes, em rios de movimento lento. Atualmente eles estão sendo criados em jardins zoológicos, em ambientes controlados, para aumentar seu número. Tem havido muito sucesso nesta área. 

Sua dieta consiste de invertebrados e pequenos besouros. O sapo tomate pode viver até oito anos, ele está se tornando cada vez mais raro na natureza. Eles estão diminuindo em número devido ao desmatamento e colecionadores que os vende como animais de estimação. Como eles estão em perigo, isso é obviamente ilegal.
Os sapos fêmeas são maiores do que seus colegas machos e podem crescer até 4 centímetros de comprimento. Os machos geralmente não tem mais de 3 centímetros.O sapo tomate se torna sexualmente maduro com 9 à 14 meses de idade.Eles tem uma gama de cores que vai do vermelho profundo ao amarelo alaranjado. 

As fêmeas são geralmente brilhantes, com tons de vermelho escuro a laranja avermelhada. O ventre é geralmente uma cor mais clara amarelada. Eles podem ter manchas negras na garganta. Os machos não são tão brilhantes e que possuem geralmente uma cor laranja acastanhado ou apenas de laranja. Os sapos jovens também são mais maçantes na cor e se tornam mais brilhantes com a idade.


Fonte: Dom Escobar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...