Saturday, December 22, 2012

Nycticebus – o único primata venenoso do mundo

Nova espécie venenosa de primata nocturno descoberta nas florestas do Bornéu.
Uma nova espécie de Nycticebus, um primata de duas línguas e venenoso, foi descoberta nas florestas do Bornéu, Indonésia. O Nycticebus – o único primata venenoso do mundo – corre vários riscos, sobretudo devido ao tráfico ilegal de animais selvagens, uma vez que é visto como um animal de estimação, apesar da sua perigosidade.

Para além da descoberta desta nova espécie, duas outras subespécies foram catalogadas e transformadas em espécies próprias.

Este primata produz um veneno que apodrece a carne e pode ser fatal para os humanos. No entanto, o facto de ser muito bonito – é conhecido como o “gremlin da selva” – torna-o um alvo dos traficantes de animais.

Uma vez capturados, são-lhe retirados os dentes caninos e incisivos, sendo depois vendido como animal de estimação. Também esta mutilação contribui para a extinção da espécie.

“Infelizmente, e para além da perda da biodiversidade derivada da desflorestação, há um mercado cada vez maior para este animal. São vendidos como animais de estimação ou utilizados como cenário nas fotos turísticas”, explicou Rachel Munds, estudante de antropologia do College of Arts and Science.

Denominada Nycticebus kayan, a nova espécie era até agora desconhecida dos cientistas devido ao seu estilo de vida nocturno.


Fonte: Greensavers




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...