Sunday, December 9, 2012

Monte Aconcágua - A Sentinela de Pedra

O monte Aconcágua (Sentinela de Pedra) possui 6.960,8 metros de altitude, e é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo o Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia.

Aconcágua na língua nativa dos índios da região significa sentinela de pedra. Ele fica como uma sentinela, observando o horizonte
Por ser a montanha mais alta das Américas desafia todos os anos montanhistas de todo mundo a escalá-la. Existem alguns locais para acampamentos para quem deseja realizar a subida da montanha: Confluência a 3.368 m de altitude, Plaza de Mulas 4 370 m – que é o acampamento base –, Nido de Condores a 5.560 m e Berlin a 5 926 m.
Apesar de sua altitude, o Aconcágua não é uma montanha difícil de ser escalada do ponto de vista técnico, pois para atingir o seu cume pela rota normal não é necessário que o montanhista realize escaladas técnicas. Porem, a subida pela face sul do Aconcágua é considerada uma das mais perigosas do mundo. Para superar blocos de gelo do tamanho de edifícios são necessários: bom conhecimento técnico e enorme capacidade física.
O desafio que a montanha apresenta é um teste de resistência física pois o montanhista tem que superar o frio e a falta de oxigênio comum às grandes altitudes.

O Monte Aconcágua foi escalado oficialmente pela primeira vez no ano de 1897, pelo alpinista suíço Matthias Zurbriggen.
Rotas do Aconcágua

O Cerro Aconcágua (6.962 m.s.n.m.) está localizado em sua totalidade na República Argentina, na província de Mendoza. Esta província está localizada no centro oeste da Argentina, com uma superfície de 150.839 quilômetros quadrados. Mendoza é conhecida no mundo pela qualidade dos vinhos que produz, fundamentalmente o Malbec de Luján de Cuyo, considerado entre os melhores do mundo.
Província de Mendoza

A cidade fica no oeste do país e está localizada ao pé da cordilheira do Andes. O Parque Provincial Cerro Aconcágua é um dos três parques de alta montanha de Mendoza, junto ao Vulcão Tupungato e a Laguna del Diamante. A temporada oficial de visita vai entre 15 de Novembro e 15 de Março.

Características 

O topo do monte é coberto por neve e o clima é seco com freqüentes rajadas de ventos fortes. É um dos principais desafios para alpinistas do mundo todo. 

Ao lado do Aconcágua existe um parque de grande extensão cujo objetivo principal é a preservação de espécies animais típicas da região como, por exemplo, o guanaco e o condor dos Andes. Este parque tem também como função a preservação da flora da região que é frágil e rara.
Condor dos Andes

O Aconcágua tem uma importância relevante no ecossistema da região andina. O abastecimento de água para consumo e irrigação nas cidade próximas da cordilheira dependem do degelo e da conservação dos recursos naturais.
Essa foi uma pequena amostra da sentinela de pedra ou pra quem prefere: Colosso das Américas....









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...