Tuesday, December 11, 2012

Laguna Colorada - Bolívia

É um lago raso de água salgada, situado no sudoeste do altiplano da Bolívia, dentro de Reserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Avaroa e perto da fronteira com o Chile. O lago contém ilhas de borato anidro, as conhecidas ilhas de bórax, cuja cor branca contrasta com a cor avermelhada de suas águas, que é causada por sedimentos vermelhos e pigmentação de algumas algas. 
 O Laguna Colorada é uma das zonas úmidas de importância internacional da Convenção de Ramsar, assinada em 1971. Os flamingos de james são abundantes na área. Também é possível encontrar flamingos chilenos, mas numa quantidade menor.
 Dependendo do dia e da temperatura, ele muda de cor a partir de sangue vermelho para roxo. Esta tonalidade incomum das águas se dá pela existência de algas minúsculas que produzem caroteno para se proteger da radiação ultravioleta forte.
O flamingo-de-james, que predomina no Laguna Colorada, possui um corpo oval cheio de penas brancas levemente rajadas com rosa. O bico do flamingo-de-james é mais curto do que as outra espécies de flamingos, sendo o mesmo cheio de filamentos, que lhes permite filtrar as águas dos lagos. 
 Tem as pernas finas e é a menor espécie de flamingo existente, medindo pouco menos que um metro de altura. O flamingo-de-james se alimenta de plânctons, principal motivo de sua coloração rosada.
 

Fonte: Post a beira mar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...