Thursday, December 13, 2012

Kandovan - Irã - Casas em rochas esculpidas

Kandovan é uma cidade turística perto de Osku e Tabriz, Irã. É famosa por suas casas especiais que estão dentro de rochas esculpidas. Algumas das casas têm pelo menos 700 anos e ainda são habitadas. 
 O que faz Kandovan aldeia tão singular é que muitas das suas casas foram feitas em cavernas localizadas em forma de cone, naturalmente formada pelas cinzas vulcânicas comprimidas que faz a paisagem parecer uma colônia gigante de cupim.
 Devido à forma das residências, seus moradores são conhecidos como residentes de caverna moderna ou troglotidas (pessoa que vive em caverna). A forma cônica se deve às cinzas vulcânicas e fragmentos de rochas expelido durante uma erupção do Monte Sahand, endurecido e modelado durante vários anos.
 A combinação da paisagem natural e única e a maneira como os habitates adaptaram o ambiente, tornou Kandovan um destino popular para visitantes. Cerca de 300.000 turistas visitam por ano a vila com 670 habitantes e o hotel caverna com 10 quartos acomoda os visitantes que desejam permanecer no local. 
 Utilização de cavernas como Habitação Humana
O material endurecido dos pilares é forte o suficiente para funcionar como paredes e pisos de uma casa enquanto permitindo, inclusive, uma maior formação de cavernas. O material também é um isolante eficiente e as casas trogloditas têm a reputação de ser muito eficiente em relação a energia, mantendo-se fresca no verão e quente no inverno.
A maioria das casas da caverna possuem entre dois e quatro andares de altura. Em uma típica casa de quatro andares, no chão ou primeiro andar é usado como um abrigo de animais, nos próximos dois andares são utilizados como áreas residenciais, e no piso superior é usado para armazenamento



Fonte: reengenhando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...