Saturday, December 22, 2012

Equidna: Mamífero que bota ovos? Como assim?

Hoje você vai tentar entender que nem tudo que aprendemos sobre as classes de animais pode ser seguidos ao pé da letra, por exemplo: O que é um mamífero para você? Qual a principal característica de uma ave? Como nascem os filhotes dos répteis? Conheça os EQUIDNAS,  animais muito estranhos, que apresentam uma mistura confusa de características de mamífero, ave e réptil. 
Assim como ornitorrinco, a equidna é um fóssil vivo, um dos animais mais antigos do planeta. Esse animal é coberto por pêlos ásperos e espinhos. Possuem características das aves, mamíferos e também de répteis.

A equidna põe ovo mas amamentam seus filhotes. Existem cinco espécies desse animal e todos eles possuem espinhos. Possuem bico que pode variar de comprimento e podem ou não apresentar dentes.

Os equidnas são Monotremados (só possuem um única abertura para todas as excreções) vive nas regiões da Nova Guiné e Austrália. O mais interessante nesse simpático bichinho é que vinte dias após a fecundação, os filhotes nascem de ovos depositados na bolsa formada por uma “prega” de pele no abdomen. Após cerca de 10 dias, os ovos chocam e os “bebês equidna” alimentam-se de leite materno, que sugam através dos poros da mamãe. Ao contrário dos outros mamíferos, as fêmeas do equidna não têm mamilos definidos. Eles ainda permacem na bolsa durante mais 2 meses até que nasçam os espinhos.
Ele é todo charmoso e tem muita personalidade, assemelha-se exteriormente a um ouriço, com o corpo coberto de espinhos e pelagem crespa que servem como proteção. Os adultos têm um focinho alongado característico, do qual ele puxa as suas presas, e uma boca pequena sem dentes; em compensação, esses bichinhos espinhosos têm uma língua comprida e pegajosa, com a qual apanham as formigas e minhocas que são a sua principal fonte de alimento.
O equidna é um animal solitário e de hábitos noturnos. E eles não são nem um pouquinho bobos, pois quando se sentem em perigo, enrolam-se sobre si próprios para proteger a barriga com a parte espinhosa e podem também escavar um buraco com rapidez, conseguindo enterrar-se totalmente em pouco tempo. E vou te contar uma coisa: É difícil pegar esse bichinho quando ele tá assustado!
MAIS CURIOSIDADES SOBRE EQUIDNAS:

* O equidna está no verso da moeda de 5 cents da Austrália.
* Há um equidna na série de jogos Sonic the Hedgehog, chamado Knuckles, com pele vermelha, espinhos nas mãos.
* Por viver na Austrália, o equidna foi um dos mascotes da Olimpíada de Sidney 2000. O nome do mascote é Millie.




Fontes: Diário de Biologia
           Culturamix

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...