Wednesday, December 5, 2012

Dicas para ajudar você escolher sua profissão

A escolha da profissão não é uma tarefa fácil: muitos estudantes relatam que esta etapa gera sintomas como a tensão e a ansiedade. E como estamos em final de ano, é uma época propícia para falar dessa difícil escolha.

Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir. Contudo, essa não é a realidade para a maioria dos estudantes e muitos chegam ao ponto de não ter ideia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para o vestibular.

O fato é que mesmo os que já tem definido o que anseiam profissionalmente, muitas vezes mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho após formados e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira.
Muitas vezes as pessoas mudam de profissão radicalmente. São médicos querendo ser engenheiros, são advogados querendo ser farmacêuticos, professores querendo ser veterinários e assim por diante.
A pergunta constante de todos os vestibulandos é: quais são as profissões que estão mais valorizadas pelo mercado de trabalho hoje? E daqui a três, quatro anos, quando chegar ao fim da graduação, elas ainda serão as mais procuradas pelos empregadores? 

E quais as áreas em que os profissionais enfrentarão dificuldades para encontrar emprego?
A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” 

Quem não sabe pra onde quer ir não chega a lugar nenhum. 
Ao escolher uma profissão o estudante deve ver além de seu próprio alcance de visão. Enquanto a maioria dos estudantes pesquisa apenas o mercado atual e a possibilidade futura de mercado para a carreira que pretende seguir, há diversos outros fatores que devem ser analisados antes de tomar a decisão e que na grande maioria das vezes são esquecidos. 
  1. O mercado para a carreira que você pretende seguir está saturado no Brasil, mas pode estar em alta em outros países. Enquanto há muitas enfermeiras se formando no Brasil, países como os EUA e Canadá estão com um mercado carente de profissionais desta área.
  2. Algumas profissões estão sempre se modificando.  O engenheiro de hoje não é mais o mesmo engenheiro que entrava no mercado há 10 anos. Procure saber os caminhos que a profissão que você pretende seguir está tomando e veja o que é necessário para ser bem sucedido nela. 
Tenha sempre em mente que a chave do sucesso para qualquer carreira é ser feliz fazendo aquilo que se gosta. 
No entanto trabalho é trabalho e mais do que fazer o que se gosta é preciso ser bem pago para isso, não que salário seja o principal na hora da decisão, mas ele também deve ser levado em consideração, para que através do seu trabalho você possa futuramente suprir suas necessidades básicas e possivelmente de sua família. 

Profissões do futuro até 2015 
  • Engenheiro de Petróleo 
  • Engenheiro ambiental 
  • Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos 
  • Ajudantes de obras civis 
  • Analistas de sistemas computacionais (TI) 
  • Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção 
  • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins 
  • Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha 
  • Técnicos florestais 
  • Técnicos em manipulação farmacêutica 
Além disso, há uma demanda crescente na área de Inteligência de Mercado. É uma área que não implica necessariamente em uma formação específica. Pode ter formação em Administração, Engenharia, Marketing, entre outros. 

Mesmo assim, não há consenso sobre quais são as profissões do futuro.

Também há os que não acreditam ser impossível esse tipo de previsão, em razão das constantes mudanças do mercado, e os que apostam que o que realmente importa não é a área, e sim uma boa qualificação. No entanto, todos dizem que, seja qual for o futuro, é necessário estar bem preparado para ele.

Especialistas consultados afirmam que é difícil prever o futuro, mas é possível indicar tendências.
Eis uma das missões mais significativas no processo de escolha do jovem vestibulando: buscar informações rigorosas (na Internet, nos guias de profissão, em revistas, em feiras etc.). Isso mesmo, afinal hoje em dia já existem centenas de diferentes profissões, e cada uma com suas particularidades. 

Escolher uma profissão só baseado no senso comum aumenta consideravelmente as chances de escolher mal. Informar-se é essencial.

Mas primeiramente esteja consciente de que deve encarar os estudos com entusiasmo, ele é a escada para sua almejada profissão.
As famílias têm ideias interessantes, mas, às vezes, por uma resistência típica da idade, o adolescente não quer ouvir os conselhos, quer tomar sua decisão sozinho e isso é uma pena.

Mas existe uma maneira do vestibulando ouvir e dar créditos a quem fala: ninguém melhor que o profissional que já está inserido no mercado de trabalho para falar sobre ele e o dia-a-dia da profissão, com certeza o vestibulando vai parar e pensar no assunto.

É importante saber quais são suas vocações.

É fato que com trabalho árduo e muita dedicação, todos podem ser bem sucedidos, mas cada um possuem vocações distintas e que podem ajudar na escolha da carreira.

Procure saber quais são suas vocações.

Mas se você não consegue se decidir sobre qual profissão escolher, não entre em pânico! Se você hoje pode escolher fazer, por exemplo engenharia mecânica pensando em trabalhar com projetos, construções, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos. Ao final do curso, essa pode nem ser uma possibilidade para você. Basta olhar o mercado e ver quantos engenheiros estão seguindo para a área econômica.

É essencial você ter em mente que a escolha da profissão não é uma sentença de vida. Dentro de um curso, você pode seguir dezenas de caminhos diferentes que você conhecerá ao longo do curso.
Portanto tenha calma e fique tranquilo, escolha aquela que você mais se identifica. Se depois de um tempo você resolver mudar de ideia, é possível escolher outros cursos que aproveitem o estudo já feito. O importante é preparar-se, pois os profissionais precisam estar cada vez mais bem preparados, uma vez que estarão ingressando em um mercado altamente competitivo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...